AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Águabrava lança concurso para execução de cinco furos para aumentar disponibilidade em cerca de 20% 07 Novembro 2021

A Empresa Intermunicipal de Águas (Águabrava) lançou um concurso público para adjudicação de obras de execução de cinco furos de prospecção e captação de água nos municípios de São Filipe e Santa Catarina.

Fogo: Águabrava lança concurso para execução de cinco furos para aumentar disponibilidade em cerca de 20%

O administrador/delegado da Águabrava, Rui Évora, disse que a empresa pretende desenvolver esta campanha de prospecção e captação de águas subterrâneas para reforçar o abastecimento de água para consumo urbano, bem como o fornecimento de água, sobretudo, para os sectores produtivos de agricultura e pecuária.

A execução dos furos está enquadrada no plano de investimento da empresa para o corrente ano e encontra-se previsto como uma das principais actividades, visando o aumento da disponibilidade de água em mais 15 a 20 por cento (%).

Dos cinco furos, dois serão localizados na zona norte do município de São Filipe, no sítio conhecido por “Tamarindo Nha Loba”, outros dois na parte sul do município de São Filipe, na localidade de Sebastião Dias. O quinto furo será localizado em Chã das Caldeiras, município de Santa Catarina do Fogo, entre Boca Fonte e Portela.

A perspectiva é mobilizar 700 a 750 metros cúbicos de água/dia, cerca de 265 mil metros cúbicos de água/ano, correspondendo a 19 % do volume anual explorado em 2020.

O concurso, além das perfurações, implica os respetivos ensaios de bombagem, assim como a avaliação de todos os parâmetros físico-químicos e bacteriológicos. O concurso é destinado empresas cabo-verdianas que tenham experiência na área de execução de furos para exploração de águas subterrâneas em rochas fissuradas, através de documentos necessários e exigidos, e apresentação de provas de capacidade técnica em equipamentos e meios humanos, para execução da presente empreitada.

A visita aos locais das obras é facultativa, mas a empresa está disponível para prestar todas as informações e acompanhar as empresas concorrentes que desejam visitar os locais das perfurações.

As propostas devem dar entrada na direcção de Administração e Finanças da Águabrava até as 11:00 horas do dia 30 de Novembro, estando a sessão da abertura das propostas programada para o mesmo dia, as 15:00, na sala de reunião da sede da Águabrava.

Asemana C/Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project