ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Ano agrícola com cenários diferenciados e agricultores esperançados numa boa campanha 25 Julho 2022

A campanha agrícola 2022 apresenta cenários diferenciados a nível da ilha e em algumas localidades os agricultores estão a realizar a segunda monda e noutras a lançar semente à terra com as chuvas do final de semana.

Fogo: Ano agrícola com cenários diferenciados e agricultores esperançados numa boa campanha

Segundo escreve Inforpress, nas localidades potencialmente agrícolas, como a zona norte do município de São Filipe e zonas altas de Mosteiros onde as sementeiras ocorreram após as chuvas de 20 de Junho, as plantas apresentam um bom vigor vegetativo e algumas espécies de feijões, como a ‘sapatinha’, estão na fase de floração.

O agricultor Luciano Silva, de Atalaia, zona norte do município de Mosteiros, disse à Inforpress que o cenário do ano agrícola é animador e que neste momento ainda decorrem sementeiras, nomeadamente de sapatinha e mancarra.

Em algumas localidades os agricultores que não fizeram a sementeira no passado mês de Junho com medo de perder as sementes estão agora a enfrentar mais dificuldades com a realização de sementeiras devido ao crescimento de palhas nas parcelas agrícolas, mas mesmo assim vários agricultores contactados no domingo em plena faina agrícola mostraram-se esperançados num “bom ano agrícola”.

Neste momento há relatos da presença da praga lagarta do cartucho do milho a atacar plantas em vários pontos da ilha, entre elas Atalaia e Ribeira do Ilhéu (Mosteiros), Às-Hortas e Achada Mentirosa (São Filipe).

Conforme a mesma fonte, Luciano Silva disse que os serviços da delegação do Ministério da Agricultura e do Ambiente na ilha estão informados da presença desta praga e que os agricultores aguardam apoios e assistência técnica do ministério no combate à mesma.

Durante o último fim de semana houve registo de ocorrência de precipitações em vários pontos da ilha, levando assim os homens do campo a lançar as sementes à terra e a reforçar os trabalhos de monda nas zonas tradicionalmente agrícolas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project