CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Associação dos Pescadores contesta a forma como está sendo feita a dragagem de areia nas costas da ilha 17 Maio 2021

A Associação dos Pescadores de São Filipe contesta a forma como está sendo feita a dragagem de areia para comercialização nas costas da ilha do Fogo e que são descarregadas no porto de Vale dos Cavaleiros

Fogo: Associação dos Pescadores contesta a forma como está sendo feita a dragagem de areia nas costas da ilha

O presidente da Associação dos Pescadores de São Filipe, Jorge Nilton, em entrevista à Rádio de Cabo Verde estranha o facto da dragagem estar a ser feita fora do cais de pesca que há muito está assoreado e que os pescadores reivindicam pelo seu desassoreamento para facilitar a operação para faina pesqueira e para garantir maior segurança aos mesmos.

“Em vez de fazer a dragagem útil no espaço que precisa, como cais de pesca e o próprio cais comercial, estão a fazer em qualquer lugar”, disse o presidente, denunciando também que na dragagem, além de areia estão a destruir recursos marinhos como búzios, ostras, peixes de várias espécies e plantas.

Segundo o mesmo, a dragagem “está a destruir o habitat natural de espécies marinhas”, sublinhando que, no seu entender, devia ou deve existir um estudo para fazer a dragagem e não fazê-la em qualquer lugar para “tirar areia para ganhar dinheiro e destruir natureza”.

A Associação dos Pescadores de São Filipe, através do seu presidente, apela às autoridades no sentido de analisarem esta situação para não criar mais dificuldades no futuro aos pescadores com a destruição da natureza marinha.

Desde a semana passada que um navio apropriado para dragagem de areia encontra-se na ilha do Fogo e já efectuou pelo menos duas operações de descarga de areia para a construção civil no porto de Vale dos Cavaleiros.

A falta de inertes constitui um dos sérios problemas para o sector da construção civil a nível da ilha com a proibição de apanha de areia nas praias acessíveis da ilha. Asemana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project