CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Câmara de São Filipe vai criar sociedade de promoção de Ensino Superior para a região Fogo/Brava 20 Maio 2021

A Câmara Municipal de São Filipe (CMSF) vai solicitar o aval da Assembleia Municipal para a criação de uma sociedade de promoção do ensino superior na região Fogo/Brava.

Fogo: Câmara de São Filipe vai criar sociedade de promoção de  Ensino Superior para a região Fogo/Brava

A decisão da criação da sociedade foi tomada na última sessão, porque, segundo explicou, à Inforpress, o presidente Nuías Silva, para além de ter um “compromisso forte” em trazer o ensino superior para a região, a Câmara está “em diálogo permanente” com o Governo, no sentido de assinar brevemente um protocolo com a universidade pública e o próprio Governo.

“Independentemente deste passo entendemos que há espaços para dinamizar, ainda mais, uma sociedade que pode ser intermunicipal, caso houver interesse dos outros municípios, ou municipal que promoção de ensino superior na região e que implementará o centro universitário do Fogo”, declarou Nuías Silva, citado pelo Inforpress.

Este centro universitário, segundo o mesmo, será o embrião daquilo que será o ensino universitário do futuro, em que num único centro se conseguirá convergir vontades de várias universidades e institutos de ensino superior, na prestação dos seus serviços, para que as pessoas possam estudar na ilha do Fogo.

“Este centro será inovador e já foi socializado com o primeiro-ministro e visa criar um aparelho para se poder dar mandato às pessoas para fazerem as coisas acontecer”, diz Nuias Silva.

Ainda de acordo com a Inforpress Nuías Silva observou que a sociedade deve ter carácter regional em que as câmaras podem participar no seu capital, mas aberta à participação do Governo, de outras instituições, diáspora e as universidades, de modo “a agregar valor”. Após a autorização do órgão deliberativo para a criação da sociedade, vai-se estabelecer diálogos com os outros municípios para trabalhar o modelo. Aliás já se tem identificado o local para albergar o centro universitário do Fogo”, diz o Edil da cidade dos Sobrados.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project