Cultura

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Câmara faz entrega simbólica do prémio literário Pedro Monteiro Cardoso ao vencedor da primeira edição 03 Novembro 2022

A câmara de São Filipe procedeu na noite de quarta-feira, no quadro da realização da gala de reconhecimento cultural, à entrega simbólica do prémio literário Pedro Monteiro Cardoso ao vencedor da primeira edição.

Fogo: Câmara faz entrega simbólica do prémio literário Pedro Monteiro Cardoso ao vencedor da primeira edição

A entrega simbólica do cheque no valor de 200 contos e de um certificado de reconhecimento foi feita pelo presidente da câmara de São Filipe e da coordenadora da CVTelecom, empresa que patrocinou esta primeira edição do prémio.

O mosteirense Lourenço Gomes de Pina foi o vencedor da primeira edição do prémio literário Pedro Monteiro Cardoso com a obra “Festa tradisional na roda de burkan” (Festa tradicional à volta do vulcão) e foi representado na cerimónia pelo activista e professor Fausto do Rosário.

Na ocasião, Nuías Silva lembrou que o prémio Pedro Monteiro Cardoso foi lançado no âmbito do centenário da cidade de São Filipe e com alto patrocínio da CVTelecom e, além do valor de 200 contos, prevê ainda um valor de 100 mil escudos que se destina à impressão da obra. Nuías Silva adiantou ainda que neste momento está na gráfica a edição de exemplares da obra vencedora.

Por sua vez, a vereadora da Cultura, Lia Barbosa, disse que a ideia era ter a obra editada no início deste mês de Novembro, mas tal não foi possível, adiantando que a mesma será apresentada antes do final do ano, assim como a revista Bila.

Além da entrega do prémio literário Pedro Monteiro Cardoso, o presidente da Câmara Municipal de São Filipe disse que continua aberto o concurso para o prémio literário-científico Dr. Henrique Teixeira de Sousa, cuja candidatura pode ser feita através de correio electrónico ou nos balcões da câmara de São Filipe, sendo que o prazo termina no próximo dia 06 de Novembro, e o vencedor será conhecido no final do ano.

Até este momento, segundo avançou à Inforpress a vereadora da Cultura, deram entrada três trabalhos concorrentes, esperando que outros possam chegar antes do dia 06 de Novembro.

Além do prémio literário-científico, a câmara de São Filipe, segundo o presidente Nuías Silva, vai homenagear, antes do final do ano e no âmbito do centenário, o escritor e médico Henrique Teixeira de Sousa com a colocação de uma estátua de bronze desta personalidade na praça com o mesmo nome na parte alta do centro histórico da cidade.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project