No convite formulado aos comerciantes e operadores a edilidade de São Filipe destacou que o comercio local é um dos principais segmentos responsáveis para a dinamização da economia de qualquer município.
Para a autarquia, o fomento ao empreendedorismo nos sectores-chave da actividade económica, facilitando o acesso ao crédito e a apoios técnicos constituem uma das grandes prioridades, enquanto elemento catalisador no processo de transformação do município e da ilha numa região produtiva e abastecedora do mercado nacional, geradora de oportunidades de empregos, rendimentos e riqueza.
Nesta perspectiva entende a autarquia ser fundamental a realização do encontro com operadores económicos para estreitar relações visando definir melhores caminhos, alternativas, prioridades e práticas para se ter uma economia local forte e capaz de criar condições necessárias para a intensificação da produção.
No encontro de hoje, para além da apresentação do balcão on-line da Câmara Municipal de São Filipe para pagamento de serviços on-line e do horário e pagamento para recolha de lixo nas casas comerciais, será analisada a questão relacionada com a preparação das festas de São Filipe 2023.
Com aprovação do novo código e postura municipais a câmara municipal introduziu uma taxa para a recolha de lixo ao domicílio nos estabelecimentos comerciais, incluindo hotéis e restaurantes, e nas clínicas que tem produzidos grande quantidade de lixo.
Até agora os estabelecimentos comerciais pagam o mesmo valor que um cidadão comum apesar da desproporção na produção de resíduos sólidos urbanos e a proposta que vai ser apresentada hoje é para se fazer a recolha domiciliária, com carros apropriados adquiridos pela câmara municipal, mediante o pagamento mensal de dois mil escudos, evitando que estejam a colocar amontoados de lixo nas ruas, particularmente no período nocturno, fazendo com que a cidade esteja com lixo amontoado durante a noite.
A Semana com Inforpress