O director do Centro de Emprego e Formação Profissional do Fogo e Brava, Carlos Lopes, disse que ao todo são quatro acções de capacitação nas aldeias de Pai António (Mosteiros), Chã das Caldeiras (Santa Catarina) e Campanas de Cima (São Filipe), todas na ilha do Fogo, e Fajã d´Água, na ilha Brava.
No total beneficiam da acção de capacitação 90 pessoas das quatro aldeias turísticas rurais, sendo 30 de Chã das Caldeiras e 20 para cada uma das outras três aldeias, nomeadamente Pai António, Campanas de Cima e Fajã d´Água.
Com esta iniciativa prevê contribuir para a criação de novas oportunidades de negócios e para crescimento dos projectos turísticos nas referidas aldeias.
As ações a nível da ilha do Fogo tem início programado para 05, 06 e 07 de Junho, enquanto na ilha Brava, para os próximos dias, com objectivo de valorizar e dinamizar o turismo rural nas duas ilhas mais a sul do arquipélago.
O projeto das aldeias rurais está enquadrado no Programa de Valorização Turística e Ambiental das Aldeias Rurais, promovido pelos Ministérios do Turismo e Transportes e da Agricultura e Ambiente, com financiamento dos fundos do Turismo e do Ambiente.
As ações de capacitação são coordenadas pelas câmaras municipais da Região Fogo/Brava e pela unidade de gestão do Programa de Valorização Turística e Ambiental das Aldeias Rurais e implementadas pelo Centro de Emprego.
A acção de capacitação tem por objectivo contribuir para o desenvolvimento e potencialização de oportunidades de negócios para estimular a economia do meio rural, assim como a preservação ambiental através de capacitação, formação e sensibilização.
A nível de Chã das Caldeiras, por exemplo, além da acção de capacitação prevê-se a construção de placa desportiva, centro de produção e venda de produtos artesanais, revestimento exterior de algumas casas para uniformização da paisagem, construção de Unidade Sanitária de Base (USB) e de algumas casas de banho, num investimento superior a 50 mil contos nesta etapa.
A criação da aldeia turística de Campanas de Cima, no extremo norte do município de São Filipe é vista pelas autoridades locais e nacionais como sendo um projecto que vai requalificar aquela localidade para criar as condições para acolher bem o turista.
Representa um investimento de cerca de 40 mil contos e vai traduzir na requalificação urbana de Campanas de Cima, através de pintura das fachadas das casas, organização dos caminhos, preparação e formação das pessoas para serem transformadas em agentes e operadores económicos.
No município dos Mosteiros, a localidade de Pai António, nas zonas altas, foi escolhida como aldeia turística rural, e vai beneficiar de um conjunto de intervenções a nível de habitações e de acessibilidades para melhorar e transformar a comunidade num sítio de interesse turístico.
A Semana com Inforpress