ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Centro de formação profissional de Ponta Verde acolhe curso de gestão da produção agro-pecuária 02 Novembro 2020

O Centro de Formação Profissional de Ponta Verde acolhe, a partir desta segunda-feira, 02 de Novembro, uma ação de formação na área de gestão da produção agro-pecuária.

Fogo: Centro de formação profissional de Ponta Verde acolhe curso de gestão da produção agro-pecuária

O centro de Ponta Verde, construído pela Associação “Água para Viver” e transferido para o Estado, foi transformado num centro de formação agrícola e vai receber 18 formandos da região Fogo/Brava, selecionados para esta acção de formação, de nível 05 e com uma duração superior a 1.500 horas.

Segundo a Inforpress, a componente teórica terá lugar nas instalações do centro, enquanto a parte prática desenvolver-se-á em espaços identificados com o apoio da delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) e da Comissão Regional de Parceiros/Poser.

Centro de Emprego considerou, na nota justificativa, que apesar de o sector agrário ocupar mais de metade da população activa, a produção agrícola continua a ser vista como uma actividade económica pouco atractiva para os jovens, devido ao seu carácter muito tradicional e pouco lucrativa.

As fracas oportunidades de emprego fora do sector público têm contribuído para que os jovens se sintam cada vez menos interessados em prosseguir uma formação no domínio agrário, mas a modernização da agricultura, através da introdução de inovações tecnológicas como a micro irrigação, culturas protegidas, utilização de variedades e espécies mais produtivas e adaptadas, a proteção integrada e a hidroponia trouxeram novos alentos ao setor.

Segundo a nota justificativa do Centro de Emprego, tais inovações tecnológicas começam a ter impacto no aumento e na diversificação da produção de forma que a agricultura está a deixar de ser uma actividade de subsistência e o agronegócio é uma opção viável no futuro da agricultura.

O sector agro-pecuário, prossegue a Inforpress, é uma das áreas prioritárias para o desenvolvimento técnico-profissional dos jovens para o seu ingresso no mercado e consequente aumento de criação de renda para o país, segundo um estudo de levantamento das necessidades de formação profissional.

A realização desta formação em gestão da produção agro-pecuária visa formar e qualificar jovens na área de promoção de empresas, negócios e serviços, possuindo competências no domínio da gestão e comercialização de produtos de origem animal e agrícola, bem como o ambiente rural.

O objectivo final é planificar e organizar a produção de uma exploração agro-pecuária, programando e monitorando os trabalhos necessários, aplicando critérios de rentabilidade económica e de segurança alimentar, controlo de qualidade, normas de saúde, higiene e segurança no trabalho, de entre outros.

Planificar os trabalhos de implementação dos cultivos e de produção animal, coordenar e monitorar as operações de propagação e desenvolvimento das culturas, programar e monitorar a alimentação, a saúde e a reprodução dos animais, coordenar a recolha dos produtos agro-pecuários e fazer a sua gestão e comercialização e animar grupos de produtores e fornecer apoio técnico e económico, são resultados esperados.

O director do Centro de Emprego e Formação Profissional da Região Fogo/Brava, António Cardoso, avançou à Inforpress que a realização da formação na área agro-pecuária, no centro de Ponta Verde, está relacionada com as potencialidades existentes na zona norte e com uma das vocações da ilha (agricultura e pecuária) e com grande produção.

Antes de arrancar com esta ação foram resolvidos alguns constrangimentos, como a disponibilização de um trato de terreno de 1.000 metros quadrados para instalação de um campo de ensaio e de experiência, que funcionará como laboratório de aprendizagem, através da instalação de duas estufas de 250 metros quadrados cada, segundo António Cardoso.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project