ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: David Dias Fernandes vence concurso “melhor queijo tradicional” de Monte Grande 30 Maio 2022

O criador de gado, David Dias Fernandes, venceu, este domingo, o primeiro concurso “melhor queijo tradicional” de Monte Grande do Fogo, realizado no quadro da primeira edição da Festa do Queijo, que decorreu de 24 a 29 de Maio.

Fogo: David Dias Fernandes vence concurso “melhor queijo tradicional” de Monte Grande

No concurso restrito aos produtores desta localidade de Monte zona sul do município de São Filipe, contou, segundo a Inforpress, com a participação de 22 criadores/pastores, tendo cada um participado com dois queijos fabricados a base de leite cru (tradicional). Uma das condições imposta pela organização é que os queijos não podiam ser colocados no frio em nenhuma circunstância.

O júri constituído por três elementos, um técnico e com experiência no fabrico de queijo, um pastor e um elemento da queijaria de Cutelo Capado que avaliou aspectos como cor, cheiro, aroma, consistência, sabor e textura (olhaduras).

Conforme os resultados do concurso, na segunda posição ficou Jorge Alex Andrade da Silveira e o terceiro lugar foi para Alfredo Alves Fernandes.

O valor disponibilizado pela autarquia de São Filipe para reforçar o prémio, 50 mil escudos, foi dividido de modo a contemplar todos os criadores/produtores que participaram do concurso.

Assim ao vencedor, David Dias Fernandes, foi-lhe atribuído um bode de raça melhorada e sete mil escudos. Jorge Alex Andrade da Silveira, que ficou no segundo lugar, recebeu o valor de cinco mil escudos e três sacos de milho. A organização atribuiu ao terceiro classificado, Alfredo Alves Fernandes, três mil escudos e dois sacos de milho. Os restantes 35 mil escudos foram divididos aos 18 participantes do concurso, cujo produto não figurou dos três primeiros classificados.

O vencedor mostrou-se satisfeito pelo facto do seu queijo ter sido considerado o “melhor” nesta primeira edição da Festa de Queijo de Monte Grande, observando que nos últimos dois anos tem-se dedicado mais à produção de queijo.

David Dias Fernandes, que conta com mais de 30 anos na área de criação de gado, caprino e bovino, disse que o prêmio é um incentivo para continuar a melhorar cada vez mais o seu produto e aumentar a própria produção, sublinhando que também participou na formação que foi ministrada no quadro da Festa do Queijo.

Este domingo assistiu-se uma espécie de romaria para a localidade de Monte Grande, no último dia da primeira edição da Festa do Queijo, que contou com participação de muitas pessoas, incluindo responsáveis de instituições publicas e privadas da ilha, conclui a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project