ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo/Dia do Município: Parceria Governo/Câmara requalifica troços de estradas em Cutelo de Açúcar e Terra Branca 01 Maio 2022

A cidade de São Filipe passa a contar com mais dois troços de estradas, construídos pela autarquia nas localidades de Cutelo de Açúcar em Achada de São Filipe e Terra Branca no quadro da parceria com o Governo.

Fogo/Dia do Município: Parceria Governo/Câmara requalifica troços de estradas em Cutelo de Açúcar e Terra Branca

A cerimónia de inauguração foi co-presidida pela ministra da Infra-estruturas, Eunice Silva, e pelo presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, com a governante a ressaltar que desde o mandato anterior o “Governo definiu como prioridade o estabelecimento de uma parceria sólida com os municípios”.

Explicou que através do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA) o executivo passou a trabalhar com as câmaras municipais, directamente, através de contratos-programa, tendo sublinhando que neste momento todas as câmaras municipais do País, à excepção da Praia, estão a trabalhar em regime de contrato-programas.

Os recursos, afiançou, são transferidos do Estado, acrescentando que esta parceria tem funcionado bem, com obras que, a seu ver, vão transformando os municípios com a melhoria da qualidade do habitat, melhorias de casas em termos de reabilitação, de acessos, visando aumentar a auto-estima dos residentes.

Daí, exortou os munícipes no sentido de procederem ao embelezamento e criação de espaços verdes e pinturas das residências, por forma a complementar os trabalhos levados a cabo pelo Estado.

Já o autarca anfitrião esclareceu que as duas ruas colocadas à disposição do público enquadram-se na parceria com o Governo e avançou que está em curso o processo de andamento de mais três/quatro arruamentos, que serão inaugurados brevemente, de modo a contribuírem para a elevação das comunidades e transmissão de um maior conforto.

Nuías Silva frisou que com esta parceria vai-se eliminando os acessos de terra batida, com a implantação de calcetamentos com qualidade, permitindo aos munícipes desfrutarem de melhor qualidade nas suas habitações e, consequentemente, ter maior auto-estima na qualidade das suas zonas.

Estas obras, explicitou, fazem parte de um dos pilares de intervenção do processo de transformação de São Filipe, enquanto “zonas periféricas do núcleo central da cidade, que tem desenvolvido com aglomerados populacionais importantes”, mas que, atestou, carecem de infra-estruturas básicas, como acessos calcetados, parques infantis, entre outros equipamentos.

Estas inaugurações enquadram-se nas actividades comemorativas do centenário da cidade de São Filipe, bem como da Festa da Bandeira e do Município, que se assinalam tradicionalmente no 1º de Maio. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project