Cultura

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Dina Sousa vence primeira edição da gala Todo São Filipe Canta e representa município na gala nacional 09 Novembro 2022

A jovem do bairro do III Congresso Dina Sousa foi a vencedora da primeira gala Todo São Filipe Canta, que encerrou a sexta edição do programa “São Filipe Semana d´Arte”, e vai representar o município na gala nacional.

Fogo: Dina Sousa vence primeira edição da gala Todo São Filipe Canta e representa município na gala nacional

Dos sete concorrentes, sendo a maioria do sexo feminino, Dina Sousa recebeu a maior pontuação do júri e, além de representar São Filipe na gala nacional do concurso Todo Mundo Canta, recebeu um prémio monetário de 35 mil escudos.

Na segunda posição classificou-se Valdemiro Barros, mais conhecido por Tchico, da localidade de Campanas de Baixo, e, na terceira posição, Maria Anastácia de Pina, também conhecida como Juma, e receberam prémios no valor de 20 e dez mil escudos, respectivamente.

Com relação a sexta edição do “São Filipe Semana d´Arte”, a vereadora da Cultura da câmara de São Filipe, Lia Barbosa, disse que apesar de “alguns constrangimentos” com os transportes marítimos, que impossibilitaram a realização de algumas actividades programadas, como o workshop de “stand up comedy”, a semana de arte foi “positiva”.

Além desta actividade, segundo a mesma fonte, todas as outras actividades programadas foram realizadas com descentralização da animação musical de rua para localidades do interior do município, dando ênfase ao workshop de dança que culminou com a realização de um concurso de dança para adolescentes.

Os vencedores receberam prémios monetários no valor de dez, oito e seis mil escudos, respectivamente, para os três primeiros classificados, além de certificados de participação.

Lia Barbosa reconheceu que o constrangimento relacionado com os transportes não permitiu conciliar o programa “São Filipe Semana d´Art” com o Festival Sete Sóis Sete Luas, como aconteceu noutras edições, apesar da realização de algumas actividades em conjunto.

A vereadora referiu que a semana de arte não se resumiu à animação musical e pintura, destacando a realização da feira do livro, pela primeira vez, workshop de dança, exposição de trabalho de artesanato, com a vinda de três artesãos de Tarrafal de Santiago, que realizam trabalho à base de folhas de coqueiro, bananeira e tamareira, observando que a música e a pintura “dão mais nas vistas” do que as outras actividades.

A semana de arte começou com a gala de reconhecimento de personalidades ligadas a área da cultura e terminou com gala Todo São Filipe Canta com sete concorrentes.

A vereadora disse que a câmara esta analisar a possibilidade de celebrar um protocolo com o ateliê Beto Diogo para realização de outras actividades, além de formação em arte de cabedal, como capoeira, carnaval e outras áreas.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project