ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Embarcação da Associação Projecto Vitó inaugurada hoje pelo Presidente da República 09 Agosto 2023

A embarcação adquirida pela Associação Projecto Vitó, através do fundo de saída atribuído pela Fundação Mava, é inaugurada hoje, num acto presidido pelo Presidente da República, José Maria Neves.

Fogo: Embarcação da Associação Projecto Vitó inaugurada hoje pelo Presidente da República

A embarcação, baptizada com o nome de Vénus, em homenagem aos três pescadores da ilha do Fogo que perderam a vida na faina pesqueira nos Ilhéus do Rombo a 19 de Janeiro de 2021, está devidamente equipada para apoiar nos trabalhos realizados por esta organização não-governamental nas suas missões nas ilhas do Fogo, Brava e Ilhéus do Rombo.

O presidente do Projecto Vitó, Paulo Pina, disse que a atribuição do nome e a homenagem aos três pescadores, na sequência do acidente da busca dos pescadores, serviu de argumento para que a associação pudesse convencer os financiadores pela necessidade da aquisição do barco, mostrando que a Região Fogo/Brava necessita de uma embarcação de busca, salvamento e transferência de doentes.

A embarcação tem um comprimento de casco de 10,15 metros, três metros de boca, dois metros de altura de cabine, dois motores interiores de 250 HP cada, WC marítimo com duche e tem capacidade para 15 pessoas, sendo nove lugares para pessoas sentadas e foi concebida e adequada para navegação costeira desde que até 60 milhas do porto de abrigo.

Além do Presidente da República, José Maria Neves, o Projecto Vitó convidou outras autoridades nacionais e locais para participar do acto da recepção, inauguração e baptismo.

O Projecto Vitó, além da inauguração da sua embarcação, vai proceder ao lançamento do programa “Guardiões do mar” com entrega de alguns materiais e a inauguração do letreiro “Fogo Reserva da Biosfera”, colocado no parque de Santa Luzia, nas proximidades do aeródromo de São Filipe.

Com relação ao programa “Guardiões do Mar”, que é um projecto que está sendo executado em conjunto com a Birdlife e duas outras organizações não-governamentais nacionais, a Biosfera e Biodiversidade, incide sobre a pesca sustentável.

Hoje 25 pescadores de São Filipe, que passaram por uma acção de formação, vão receber equipamentos como rádios transmissores, coletes salva-vidas, kits de primeiros socorros e de sinalização para garantir segurança.

Para a recolha de informações de megafauna marítima são contemplados com aparelhos GPS e blocos de notas de bordo que servirão, essencialmente, para registar informações de avistamento de aves marinhas, de golfinhos e baleias para que o projecto possa ter registo além daquilo que recolhem através de aparelhos utilizados na saída.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project