O vereador das Infraestruturas da câmara de São Filipe, Euclides Fernandes, disse à Inforpress que a reunião está agendada para hoje e que a questão relacionada com a implementação das acções no quadro do estado de calamidade no município de São Filipe será um dos assuntos a ser abordado.
A manutenção das estradas nacionais, a colocação de um fiscal para acompanhar as construções poderão, segundo o vereador, serem analisados durante o encontro entre Estradas de Cabo Verde e a edilidade de São Filipe.
No quadro da declaração do estado de calamidade nos municípios de São Filipe e Santa Catarina (Fogo) e Brava, e a activação do Fundo de Emergência para reparação dos estragos provocados pelas chuvas, São Filipe foi contemplado com 93 mil contos para as obras municipais e governamentais, valor inferior ao solicitado pela câmara só para intervenções de carácter municipal.
Dos 93 mil contos anunciados pelo Governo, 12 mil contos destinam-se a reparação dos estragos nas estradas e vias municipais e a gestão será feita directamente pela edilidade.
Para a reconstrução da rampa de acesso à praia de Fonte Bila, o valor anunciado é de três mil contos e para a reconstrução da praça Pedro Cardoso o valor é de 15 mil contos.
Para o primeiro caso, a gestão entre a câmara e a Infra-estruturas de Cabo Verde e, no segundo caso, apenas pela Infra-estruturas de Cabo Verde.
Numa gestão participada entre câmara de São Filipe e Estradas de Cabo Verde estão as acções relacionadas com a melhoria da drenagem de águas pluviais nos troços de Santa Filomena e Cobom no montante de 23 mil contos e a reconstrução do acesso à praia de Nossa Senhora da Encarnação será disponibilizados 16 mil contos.
A reparação dos danos provocados no troço de estrada Piorno/Campanas de Cima, o Governo anunciou a disponibilização de 24 mil contos e a gestão é feita directamente pelas Estradas de Cabo Verde.
Ao meio da manhã de hoje a delegação da ECV realizou um encontro de trabalho com a empresa de construção civil responsável pelas obras da construção do troço Piorno/Campanas de Cima e pela asfaltagem das artérias da parte alta da cidade de São Filipe.
A asfaltagem das vias rotunda da esquadra da Polícia Nacional, passando pelo Largo de Cruz dos Passos, Aguadinha e porto de Vale dos Cavaleiros, Cruz dos Passos/Santa Filomena/Congresso e a de largo de Enacol/Cobom/Congresso, com uma extensão de pouco mais de seis quilómetros e que representa um investimento de cerca de 200 mil contos.
Começou em meados de Agosto de 2020 e tinha um prazo inicial para conclusão de 150 dias, contando neste momento com um “atraso considerável”.
Até este momento a empresa asfaltou com duas camadas o troço Xaguate/Porto de Vale dos Cavaleiros e com uma camada o troço Largo de Enacol/Cobom/Congresso, parte do troço rotunda da esquadra da Polícia/Aguadinha/Largo de Enacol e Santa Filomena/Congresso, faltando parte Cruz dos Passos a Santa Filomena.
Este último troço foi o mais devastadospela acção das chuvas e há quase dois meses que está interditado ao trânsito de viaturas e condiciona à circulação de pessoas e espera-se que com esta missão das Estradas de Cabo Verde a situação fica resolvida
A Semana com Inforpress