NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Exposições “A magia das imagens” e “Figuras centenárias” abrem programa do centenário de São Filipe 05 Julho 2022

As exposições “A magia das imagens”, em parceria com a Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress), e “Figuras centenárias”, de Paulo Pina, abrem o programa comemorativo do centenário da elevação de São Filipe à categoria de cidade.

Fogo: Exposições “A magia das imagens” e “Figuras centenárias” abrem programa do centenário de São Filipe

Segundo a Inforpress, as exposições estarão patentes no Centrum Sete Sóis Sete Luas, na parte alta do centro histórico da cidade de São Filipe, que no dia 12 comemora os 100 anos enquanto cidade.

Com relação à exposição “Figuras centenárias”, o artista avançou que são 15 quadros retratando algumas figuras que durante os últimos 100 anos contribuíram para o desenvolvimento social, económico e cultural da cidade de São Filipe.

Da lista consta Nhô Aníbal e o grupo Sete Estrelo, que desenterraram a bandeira de São Filipe, em 1917, os administradores do então concelho do Fogo como Agnelo, Artur Santos, Luís Rendall, e do político e cuja influência ajudou na elevação de São Filipe a ascender a cidade, Abílio Macedo.

Figuras como Pedro Cardoso, António Carreira, Eduardo Barbosa, B.Leza, Ana Procópio, Príncipe Ximento e Henrique Mendes, assim como do navio Ernestina, foram os quadros pintados pelo artista plástico Paulo Pina e que estarão expostos.

Ainda no primeiro dia, prossegue a mesma fonte, esteve programada para o largo de Cruz dos Passos a realização de desfile da cidadania com jovens escuteiros, desbravadores, juventude nazarena, associações desportivas, escolas, jardins, Polícia Nacional e Cruz Vermelha, entre outras instituições.

No dia 06 está programada a IX Diálogo Estratégico promovido pelo Instituto Pedro Pires (IPP) para a liderança para uma reflexão sobre “São Filipe, os próximos 100 anos”, onde estão serão socializados e discutidos temas como “que sonhos para os próximos 100 anos de São Filipe”, uma conferência motivacional “soft skills e capacidades de liderança para a concretização das nossas ambições” e o painel interactivo “Ano 101: acções concretas e imediatas para a criação de riqueza local”.

Mostras de filmes sobre São Filipe e ilha do Fogo, divulgação do vencedor do prémio literário Pedro Monteiro Cardoso, lançamento de Bila – revista de promoção turística e cultural de São Filipe, exposição “O baú do Béu” – fotos de um baú de família que inspiraram o autor do livro Béu Memórias do Fogo, estão igualmente programadas.

Lançamento do prémio literário científico Dr. Teixeira de Sousa, do programa “São Filipe summer boot camp”, apresentação dos livros “Genealogias das ilhas do Fogo e Brava e de Guiné Bissau”, do historiador Jorge Forjaz, e “Comandante Pedro Pires: memórias da luta anticolonial na Guiné-Bissau e da construção da República de Cabo Verde”, de Pedro Pires, e lançamento da edição especial e comemorativa do centenário de São Filipe da revista Magma, são outras actividades.

A realização em parceria com a Biblioteca Nacional da feira do livro, uma sessão solene especial em comemoração do centenário de São Filipe, homenagens e condecorações e uma gala “Morna fest especial São Filipe” fecha o programa da semana da cidade de São Filipe para assinalar os 100 anos de elevação de São Filipe à categoria de cidade, cocnlui a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project