Segundo uma nota a que o Asemanaonline teve cesso, este projeto, com financiamento do Camões- Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e do ICIEG, representa um esforço conjunto entre o Ministério da Família e Inclusão Social (MFIDS), a Cooperação Portuguesa, as Nações Unidas (ONU) e a Comissão para a Igualdade de Género (CIG), visando a priorização geográfica da ilha do Fogo, mais especificamente o Município de São Filipe. A escolha dessa região deve-se, em grande parte, às causas estruturais da desigualdade de género, que tendem a impactar negativamente as relações sociais, económicas e políticas, colocando em desvantagem a situação das mulheres.
"O projeto em questão está alinhado com as políticas do Governo de Cabo Verde, especialmente, aquelas que promovem a igualdade de género e a inclusão social, tendo como objetivo empoderar económica, emocional e socialmente as mulheres em situação de vulnerabilidade no concelho de São Filipe, ilha do Fogo", lê-se no documento.
Com a finalidade de capacitar as mulheres e meninas, especialmente, as mais vulneráveis, nos aspetos económicos e emocionais, o projeto contempla duas componentes principais: a autonomia financeira, beneficiando 25 mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconómica, e a autonomia física, atendendo a um total de 500 pessoas, entre jovens, mulheres e homens.
O ICIEG e a Cooperação Portuguesa acreditam que, por meio de parcerias como esta, se pode promover mudanças significativas na vida das mulheres e meninas da ilha do Fogo. Ambas as instituições reafirmam o compromisso de trabalhar em conjunto para fortalecer a igualdade de género, fomentar a inclusão social e contribuir para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.
Ainda de acordo com a organização, o projeto conta com uma rede de parcerias extremamente importantes para o seu sucesso, nomeadamente a Direção-Geral da Inclusão Social (DGIS), a Câmara Municipal de São Filipe (CMSF), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) e a ONG COSPE, entre outras.