ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Infraestruturação económica da ilha representa uma segunda independência – edil de São Filipe 06 Julho 2022

O presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, defendeu hoje que a infraestruturação económica do Fogo seria uma segunda independência, por permitir o desenvolvimento do município e da ilha.

Fogo: Infraestruturação económica da ilha representa uma segunda independência – edil de São Filipe

O autarca, que presidiu a abertura do IX Diálogo Estratégico promovido pelo Instituto Pedro Pires para a liderança (IPP) sob o lema “São Filipe: os próximos 100 anos!” destacou a importância da infraestruturação económica da ilha do Fogo.

Ao partilhar a sua visão sobre “Que sonhos para os próximos 100 anos de São Filipe”, Nuías Silva defendeu que “é fundamental” a infraestruturação económica, que passa pela projeção de um aeroporto internacional permitindo atrair investimentos para o turismo e a construção da segunda fase do porto com a construção de uma infraestrutura de maior calado e que permite receber navios que chegam de exterior.

“A materialização dos investimentos nas infraestruturas aeroportuárias, a curto/médio prazo, representa a segunda independência da ilha do Fogo”, sustentou o autarca.

Ainda no âmbito da projecção de São Filipe para os próximos, Nuías Silva apontou um conjunto de pilares que devem merecer atenção, quer das câmaras, do Governo e de investidores, como sejam a rede viária com a conclusão da estrada circular do Fogo como o desencravamento de localidades com grande potencial produtivo.

O planeamento urbanístico e saneamento do meio, a educação e o desenvolvimento de recursos humanos com instalação de ensino superior e criação de escola profissional para formação para a vida, turismo e cultura, religião, sector primário, nomeadamente o aproveitamento das potencialidades nos domínios da agricultura, pecuária, pesca e indústria conserveira, a diáspora e juventude e desportos, foram destacados como pilares fundamentais.

O Instituto Pedro Pires para a Liderança realiza, anualmente, desde 2014, Diálogos Estratégicos em que procura debater ideias sobre temas relevantes para a sociedade civil cabo-verdiana e para a sua capacidade de interação com o mundo, sempre com o aporte e a contribuição de profissionais de várias nacionalidades e quadrantes.

A realização do IX Diálogo Estratégico enquadra-se nas comemorações do centenário da cidade de São Filipe, cujo ponto alto decorre de 05 a 12 de Julho, e o IPP pretende debater com a sociedade civil foguense, uma visão de futuro para São Filipe, num exercício de reflexão que se espera venha a ser o mais realista e contextualizado possível.

Depois da sessão da abertura com a intervenção do presidente da câmara, o patrono do IPP, Pedro Pires, apresentou a conferência motivacional “Soft skills e capacidades de liderança para a concretização das nossas ambições”.

O painel “Ano 101: ações concretas e imediatas para a criação de riqueza local” está sendo discutido neste primeiro dia do IX Diálogo Estratégico, contando com comunicadores como Amílcar Aristides Monteiro (consultor), Francisca Santos (geografo), Herculano Dinis (diretor executivo e cofundador do Projeto Vitó) e Paulo Lima (PCA do Banco cabo-verdiano de Negócios) e como facilitadora a professora universitária Antonieta Lopes.

Ainda no quadro do IX Diálogo Estratégico, Pedro Pires ministra uma aula magna para reflexão sobre o centenário de São Filipe na escola secundária Pedro Pires de Ponta Verde.

Da programação consta ainda o lançamento do livro “Comandante Pedro Pires – Memórias da luta anticolonial em Guiné-Bissau e da construção da República de Cabo Verde”, seguido de uma conversa com Pedro Pires.

O primeiro dia contou com a presença do ministro do Turismo e dos Transportes, Carlos Santos, que efetua a sua primeira visita de trabalho à ilha do Fogo.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project