SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Iniciados trabalhos de demolição de parte dos muros do Estádio 5 de Julho 18 Janeiro 2022

Os trabalhos de demolição de parte dos muros do Estádio 5 de Julho iniciaram-se segunda-feira, 17, no mesmo dia em que a câmara de São Filipe celebrou o acto de consignação com a empresa vencedora do concurso público.

Fogo: Iniciados trabalhos de demolição de parte dos muros do Estádio 5 de Julho

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, apontou que com a demolição do Estádio 5 de Julho para erguer “um novo estádio moderno e que orgulha a todos”, a sua equipa começa a “cumprir as grandes promessas”.

“Os sanfilipenses podem ter esperanças e tudo aquilo que prometemos vamos realizar”, disse Nuías Silva, sublinhando que em relação ao Estádio 5 de Julho, quando assumiu a câmara, há 14 meses, não encontrou projetos, mas apenas um desenho em formato de ‘3D’, e que a sua equipa é que trabalhou todo o projeto, lançou os concursos de demolição e de construção, no montante de 120 mil contos.

“As propostas do concurso de construção serão abertas no próximo dia 25 de Janeiro, esperamos que enquanto decorre a demolição, podemos celebrar o contrato de consignação com o vencedor da parte da construção, de modo que a obra possa iniciar logo a seguir a demolição para no prazo de um ano ter o novo estádio”, considerou a mesma fonte.

O presidente da câmara de São Filipe avançou que a partir de agora, mensalmente, a sua câmara vai apresentar projetos, inaugurar obras e lançar projetos até ao fim do mandato.

“Tivemos um ano de preparação, a resolver os problemas encontrados, arrumar a casa, pagar a dívida encontrada e mobilizar recursos para passo a passo, com uma gestão prudente e com participação de todos construir o município que prometemos”, referiu o autarca, adiantando que a câmara está a trabalhar em parceria com o Governo no processo de desenvolvimento de São Filipe.

Nuías Silva avançou que a obra não se resume apenas ao estádio, observando que construção prevê a requalificação de toda a zona circundante, nomeadamente Pé de Campo, parte de Santa Filomena, Ponta Controlo e Cobom, criação de zona pedonal, serviços de lojas e com outros serviços de estádio para transformar e dinamizar estes bairros.

Anunciou vários projectos ou obras em pauta para os próximos meses, como a piscina municipal, requalificação do largo de Cruz dos Passos, Salinas, construção de escola e placa desportiva de Jardim/Batente, reabilitação da escola de Italiano, pavilhão desportivo, entre outros.

O representante da empresa de construção civil responsável pelas obras da demolição comprometeu-se “em tudo fazer” para realizar os trabalhos no prazo de 30 dias como previsto, e apelou às pessoas compreensão e atenção na circulação nas proximidades enquanto decorrem os trabalhos de demolição do muro, da bancada e da tribuna, e remoção dos escombros.

A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), representada no ato pelo presidente da Associação Regional de Futebol, Pedro Pires, reafirmou o seu compromisso para continuar a apoiar a câmara na mobilização de parcerias para a conclusão da obra do novo Estádio 5 de Julho, capaz de projetar a ilha e os desportistas a nível nacional e internacional.

As obras de construção/reabilitação do Estádio 5 de Julho e arranjos exteriores visam dotar o município de um estádio moderno, capaz de receber competições nacionais e internacionais, sendo que está desenhada em três lotes.

O primeiro consiste na substituição da relva com a colocação de uma nova, fornecimento de balizas, bancos de suplentes e de quarto árbitro e possivelmente o sistema de drenagem das águas, cujos materiais e equipamentos encontram-se na ilha, é da responsabilidade da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) com financiamento da FIFA, no valor de pouco mais de 40 mil contos.

O segundo, iniciado segunda-feira, consiste na demolição de parte dos muros do estádio e o terceiro na construção/reabilitação.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project