BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Lançamento de revista e colocação da estátua de Teixeira de Sousa no fecho do programa dos 100 anos de São Filipe 18 Janeiro 2023

O lançamento da revista cultural “Bila” e a colocação da estátua de bronze do escritor e médico Henrique Teixeira de Sousa na praça defronte à antiga casa marcam o fecho do programa do centenário de São Filipe.

Fogo: Lançamento de revista e colocação da estátua de Teixeira de Sousa no fecho do programa dos 100 anos de São Filipe

A informação foi avançada à Inforpress pelo presidente da Câmara de São Filipe, Nuías Silva, que indicou que o programa comemorativo do centenário da elevação de São Filipe à categoria de cidade, assinalado ao longo de 2022, vai ser encerrado na próxima semana num ato que deverá contar com a presença do Presidente da República, José Maria Neves, enquanto presidente de honra do centenário.

“O programa vai ser encerrado agora em Janeiro e fazer uma revisão completa sobre aquilo que foi o centenário”, disse Nuías Silva, indicando que era para fazer o encerramento em Dezembro mas por questões de agenda vai acontecer na próxima semana.

A mesma fonte disse ainda que o programa foi cumprido “em mais de 95 por cento (%)” e que tudo aquilo que foi programado “quase se realizou na sua totalidade”, apesar de um programa “muito ambicioso” quando foi projetado em 2022.

Na altura do encerramento do programa do centenário, com a presença do Presidente da República, vai ser lançado a revista cultural “Bila” que, segundo o mesmo, se pretende que venha a ter duas edições/ano, mas também uma oportunidade para entrega de diplomas de reconhecimento a todas as pessoas que colaboraram com a câmara na agenda do centenário.

O edil sanfilipense disse ainda que a estátua de bronze do médico e escritor Henrique Teixeira de Sousa chegou à Cidade da Praia no dia 16 de Janeiro e que se prevê a sua colocação na praça à frente da casa onde viveu o escritório, uma das atividades que constava do programa do centenário.

Quanto à obra “Desenhar São Filipe” realizada por uma equipa técnica do Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura do Mindelo (M_EIA) e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal), Nuías Silva avançou que a mesma está pronta, mas que devido a problemas relacionados com as características do papel para a sua impressão “não há certeza” se vai estar pronta por esta altura do encerramento. “Eletronicamente já está totalmente pronta e podemos apresentá-la em formato digital se a não tivermos em formato papel”, concretizou.

“Desenhar São Filipe” é um projeto semelhante ao realizado há cerca de três anos em relação a localidade de Chã das Caldeiras, e foi desenvolvida por equipa de cinco pessoas, dois professores de desenho da faculdade de Belas Artes e dois alunos que concluíram a licenciatura no desenho plástico na referida universidade e Leão Lopes do M_EIA.

Sabe-se ainda que durante uma semana a equipa fez o trabalho de terreno, desenhando, fotografando e investigando a história para a produção do livro.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project