Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Líder do PAICV considera que Fogo tem algo especial lhe faz acreditar que os eleitores vão confiar no projecto «Cabo Verde para Todos» 04 Abril 2021

A presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, disse, este sábado, na mítica praça de Presídio em São Filipe, que “Fogo tem alguma coisa de muito especial” que lhe faz acreditar que “não existe impossível e que os eleitores vão confiar no projecto Cabo Verde para todos”.

Fogo: Líder do PAICV considera que Fogo tem algo especial lhe faz acreditar que os eleitores vão confiar no projecto «Cabo Verde para Todos»

A líder tambarina, que é também candidata a Primeira-ministra, fez essas declarações durante a cerimónia da apresentação pública da lista dos candidatos a deputados do seu partido às eleições gerais de 18 de Abril próximo.

“Não sei se é a força do vulcão, a resistência de alguém de Fogo, a coragem de enfrentar todas as dificuldades ou a esperança que vejo nos vossos olhos”, disse a líder do PAICV, que agradeceu pela felicidade vivida com a vitória em São Filipe, nas eleições autárquicas, permitindo acreditar que é possível resgatar Cabo Verde.

Após uma maratona com três actos públicos de apresentação da lista nos concelhos dos Mosteiros, de Santa Catarina e São Filipe, Janira Hopffer Almada disse que quer resgatar Cabo Verde, porque neste momento o país não é para todos, mas para “alguns poucos e perto do poder central”. Apontou vários exemplos, como a desesperança a tomar conta dos cabo-verdianos, o desemprego a aumentar, as dificuldades no acesso à saúde sobretudo por pessoas carenciadas, transportes que não garantem ligação regular eficiente entre as ilhas e a coesão territorial, de entre outros aspetos.

Promessas “refogadas” para voltar a enganar o povo

A líder do PAICV disse que em 2016 o presidente do MpD, ao prometer o aeroporto internacional, a segunda fase do anel rodoviário e o parque tecnológico, garantiu também que tinha “as contas feitas”. Mas advertiu que Ulisses Correia e Silva justifica agora o incumprimento das promessas, alegando que “não conhecia a casa”.
Criticou que “prometeu não pensando no povo, mas na sede para chegar ao poder”, sublinhando que agora o MpD quer “refogar as promessas” de 2016 para voltar a apresentar e enganar o povo. “Mais grave do que não cumprir promessas, é a forma como Cabo Verde está sendo vendido pedaço a pedaço e a preço de promoção”, denuncia JHA, lembrando que quem está na política para servir o povo, deve colocar os interesses do povo e do país em primeiro lugar.

A líder do PAICV garantiu que o projecto “Cabo Verde para todos” pretende investir nas pessoas e delineou várias propostas, como a implementação de uma plataforma nacional de educação para que todos tenham manuais escolares, o dispositivo informático para apoiar jovens e crianças e trazer mais oportunidade e conhecimento, um programa de habitação condigna e um novo ciclo de tecnologia de informação e comunicação. Inclui ainda o ensino superior em todas as ilhas, o novo turismo de valor acrescentado e de alto nível, mais competitivo, sustentável e com impacto na vida dos cabo-verdianos. Propõe também modernizar agricultura, implementar “cluster” de mar e de pesca com investimento na pesca industrial e semi-industrial, de entre outras novidades.

Além da apresentação da candidatura na sede dos três municípios da ilha, Janira Hopffer Almada participou, neste sábado, numa passeata pelas ruas da cidade de São Filipe com visitas aos mercados municipais. Tudo isto antes do seu regresso à Cidade da Praia para depois seguir rumo à ilha do Sal, onde tem agendado um encontro com a juventude.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project