CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Mosteiros celebra protocolo preliminar de colaboração e cooperação com o município espanhol de Alzira 11 Maio 2023

O presidente da câmara dos Mosteiros, Fábio Vieira, celebra esta quarta feira, na Cidade da Praia, um protocolo preliminar de colaboração e cooperação com o seu homólogo de Alzira (Espanha), Diego Garcia.

Fogo: Mosteiros celebra protocolo preliminar de colaboração e cooperação com o município espanhol de Alzira

O presidente da câmara dos Mosteiros, que se encontra na Cidade da Praia, avançou que nos próximos dias uma delegação de Alzira visitará o município dos Mosteiros e, posteriormente, técnicos dos Mosteiros vão deslocar-se a Alzira para identificação das oportunidades de colaboração e cooperação.

“Vamos priorizar o sector da educação a nível de requalificação de todo o parque educativo municipal”, disse Fábio Vieira, assegurando que as áreas mais estratégicas desta colaboração e cooperação serão as do planeamento estratégico, gestão dos resíduos sólidos urbanos, requalificação urbana, reforço do mecanismo de ‘accountability’ e o reforço da territorialização dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O protocolo será concretizado no próximo mês de Agosto, por ocasião das festas do município dos Mosteiros, que se celebram a 15 de Agosto, em que o presidente de Alzira será um dos convidados, referiu Fábio Vieira.

A mesma fonte observou que o protocolo preliminar resultou do processo de diálogo com o Consórcio de La Ribera (Valência, Espanha) no quadro da implementação do projecto Reforço Holístico para o Desenvolvimento Sustentável (Rehdes), em Água Grande (São Tomé e Príncipe), de que Mosteiros é parceiro.

Fábio Vieira considerou que é fundamental o reforço de confiança dos cidadãos e que o seu município vai empenhar-se e dedicar-se a esta colaboração e cooperação com Alzira, que, segundo o mesmo, tem um modelo “muito bem desenhado” de prestação de contas e transparência.

Sublinhou que o município dos Mosteiros quer aproveitar esta colaboração para “importar” determinados mecanismos e ferramentas para melhorar o mecanismo interno de prestação de contas.

Para os Mosteiros, a possibilidade de cooperação com Alzira tem “um elevado significado”, sustentou a mesma fonte, não só político, porque permite alargar a possibilidade de aproveitar as oportunidades e sinergias para o desenvolvimento sustentável.

Fábio Vieira disse ainda que esta cooperação vai garantir uma participação “mais efectiva” dos cidadãos no processo de desenvolvimento do município, através da criação de oportunidades para que associações e instituições de terceiro sector dos dois municípios possam também cooperar.

A câmara dos Mosteiros é co-requerente do projecto Reforço Holístico para o Desenvolvimento Sustentável (Rehdes), financiado pela União Europeia, e que tem como beneficiário directo o Distrito de Água Grande (São Tomé e Príncipe) que está sendo implementado pelo Consórcio de La Ribera.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project