ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Acidente marítimo no Fogo: Navio cargueiro “Deimos Panamá” encalha à saída do porto de Vale dos Cavaleiros 13 Novembro 2020

Cabo Verde acaba de registar mais um acidente marítimo, cujas consequências estão ainda por ser apuradas pelas autoridades nacionais. O navio cargueiro, "Deimos Panamá", com 94 metros de comprimento, 15 de largura e 5.5 metros de calado, com capacidade para mais de três mil toneladas de carga, encalhou, na manhã desta sexta-feira, 13, nas proximidades do Porto de Vale dos Cavaleiros, em São Filipe, ilha do Fogo.

Acidente marítimo no Fogo: Navio cargueiro “Deimos Panamá” encalha à saída do porto de Vale dos Cavaleiros

Pessoas que presenciaram o acidente avançaram à Inforpress que o navio que descarregou cimento, tinha saído do Porto de Vale dos Cavaleiros, pelas 07:45 horas e que cinco minutos depois, sofreu uma avaria na máquina principal, o que o obrigou a encalhar-se ali perto.

Nem o capitão do navio, nem o piloto cabo-verdiano que fazia a manobra de saída do porto, assim como a direcção do porto e o responsável do Instituto Marítimo Portuário, quiseram avançar informações sobre o ocorrido, mas as pessoas, que presenciaram o acidente avançaram à Inforpress que o navio “Djon Dade”, que se aproximava do porto, tentou rebocá-lo para mar fora, mas sem resultado positivo, devido ao elevado peso do cargueiro.

Ainda, conforme a nossa fonte, o “Deimos Panamá” descarregou parte da carga (cimento) na ilha do Fogo e deixava o porto de Vale dos Cavaleiros, rumo à ilha de São Nicolau, onde iria proceder à descarga de outra parte do cimento que tinha a bordo.

Os dez tripulantes do “Deimos Panamá” deixaram o navio que se encontra encalhado junto ao porto. “Entretendo, sabe-se que o rebocador “Praia Maria” se encontrava a caminho do porto de Vale dos Cavaleiros para tentar tirar o navio do sítio onde se encontra - tinha previsao de chegar à ilha por volta das 15:00 horas desta sexta-feira, segundo a Inforpress.

Ao que tudo indica, o navio terá sofrido alguns danos, já que foi perceptível o derrame de combustível e nas proximidades do porto, onde se sente o cheiro forte de gasóleo e se vê vestígios do seu derrame no mar do Porto de Vale dos Vavaleiros,em São Filipe do Fogo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project