A realização das mesas de diálogo, que coincidem com o término do projecto “Pessoas”, enquadra-se na visita oficial da chefe da Cooperação da Delegação da União Europeia e da responsável dos projectos para a sociedade civil de uma alta representação do Ministério da Justiça.
A mesa de diálogo das mulheres, realizada no quadro do projecto “Terra de Valor”, tem o foco no mundo das cooperativas femininas e objectiva apresentar algumas actividades realizadas no âmbito do empoderamento de jovens e mulheres.
A mesa, que contará com a presença dos representantes da Delegação da União Europeia, que conjuntamente com os representantes dos projectos “Pessoas” e “Terra de Valor” fará abertura, será dividida em dois painéis, “Mulheres: desafios e conquistas” e “A comunicação como ferramenta do empoderamento do mundo juvenil e das mulheres”.
Dentro do primeiro painel serão apresentados a agenda das mulheres, o mundo das cooperativas femininas e experiência dos projectos na modalidade de apoio ao terceiro, e, no segundo painel, serão apresentados os manuais de comunicação e os vídeos produzidos.
A mesa de reinserção social, realizado no âmbito do projecto “Pessoas” tem por objectivo apresentar algumas actividades realizadas, e, de acordo com uma nota de imprensa da ONG Cospe, as actividade foram realizadas em “estreita colaboração” com a Cadeia Regional Fogo/Brava.
A mesa de diálogo, que contará com a presença dos representantes da Delegação da União Europeia e representantes dos projecto “Pessoas”, consiste na apresentação das formações de fotografia e pintura, realizadas na Cadeia Regional do Fogo, apresentação dos grupos de escuta de família, ex-reclusos e comunidade, experiência do projecto na modalidade do apoio ao terceiro e socialização do quinto número do jornal da cadeia “Mente Livre”.
O projecto “Terra de Valor” é cofinanciado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) através da parceria entre a Cospe, Coopermondo, Citi-Habitat, Laço Branco, Comissões Regionais de Parceiros de Santiago Norte e do Fogo, INIDA, Ministério da Agricultura, câmaras de Santa Cruz (Santiago) e Santa Catarina do Fogo, Cooperativa de Cutelo Capado (Coopap), Federagro, Associações e Cooperativas da ilha de Santiago e ilha do Fogo.
O projecto “Pessoas” é financiado pela União Europeia e CFI implementado pela Cospe e pela Borboleta, em parceria com o Laço Branco, Comissões Regionais de Parceiros do Fogo e da Brava.
Tem ainda o financiamento do Fundo Canadiense para iniciativas locais (CFI), implementado pela Cospe e pela Associação de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (Borboleta), em parceria com o Laço Branco, Comissões Regionais de Parceiros do Fogo e da Brava e trabalha no reforço da sociedade civil como agente de mudança, fortalecendo a igualdade e equidade de género e promovendo a inclusão social.
No quadro da mesa de diálogo de reinserção social do projecto “Pessoa” a organização não-governamental fará apresentação de um vídeo de luta ao aborto clandestino.
A Semana com Inforpress