POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Obra de remodelação e ampliação do terminal do aeródromo de São Filipe já foi consignada – Deputado do MpD 22 Janeiro 2022

A obra de remodelação e ampliação do aeródromo de São Filipe e do terminal VIP já foi consignada pela Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) à empresa vencedora do concurso e deve iniciar-se nas próximas semanas.

Fogo: Obra de remodelação e ampliação do terminal do aeródromo de São Filipe já foi consignada – Deputado do MpD

A informação foi avançada à Inforpress pelo deputado do Movimento para a Democracia (MpD-situação), Filipe Santos, no final de uma visita realizada ao círculo eleitoral do Fogo, na companhia da deputada Vanusa Barbosa.

“A obra já foi consignada e a ASA vai apresentá-la um destes dias”, disse o parlamentar, observando que a mesma deverá arrancar no final de Janeiro ou nos primeiros dias do mês de Fevereiro.

A apresentação pública do projecto de remodelação e ampliação do aeródromo de São Filipe e do terminal VIP aconteceu a 12 de Julho do ano passado, seguindo-se depois a realização do concurso para selecção e contratação de empresa para a sua execução, tendo sido adjudicada esta semana.

O compromisso do Governo é dotar São Filipe de um aeroporto, mas para tal é necessário começar pelo projecto de modernização dos terminais do aeródromo e da sala VIP, garantiu o primeiro-ministro, na altura da apresentação do projecto, tendo sublinhando que o processo de iluminação estava também em curso, de modo a dotar a ilha de um aeroporto moderno e mais funcional que sirva a população, a economia e a sua vasta diáspora.

A remodelação e ampliação do aeródromo de São Filipe e do terminal VIP chegaram a estar projectadas para 2019/20, mas a pandemia da covid-19 acabou por adiar a sua implementação, o que vai acontecer agora.

A infraestrutura existente não responde à demanda dos passageiros, da empresa e da própria ilha do Fogo que almeja um terminal de qualidade para garantir conforto a todos quanto procuram e passam pelo aeródromo de São Filipe.

O projecto, que contempla todas as áreas, desde o terminal VIP, passando pelas áreas de chegada e partida, de check-in, espaço para bombeiros, sanitários, acessibilidades, vai ser executado em seis etapas, coincidindo a sua implementação com a operação da infraestrutura.

Na sua última visita ao círculo eleitoral, os deputados do MpD inteiraram-se do andamento de algumas obras do Governo, como a remodelação e ampliação do terminal do aeródromo de São Filipe, mas também outras obras de interesse para o desenvolvimento da ilha, como a estação de engarrafamento de gás da Vivo Energy que deve entrar em funcionamento dentro de pouco tempo, segundo Filipe Santos. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project