A visita do governante enquadra-se num conjunto de deslocações que o Governante vem efetuando a várias instituições, empresas e organizações da sociedade civil, para se inteirar do funcionamento das mesmas.
De salientar que a Cooperativa SOLDIFOGO é uma instituição de microfinanças de Poupança e Crédito para Inclusão Social. Estabelece como meta em 2019, a concessão, em 2019, de 90 a 100 mil contos de crédito aos clientes que não têm acesso aos bancos formais. A sua assistência financeira aos associados visa a “efectiva” actividade de rendimento e da melhoria da qualidade de vida, assim como promover programas de poupança e educação cooperativa.
Segundo a sua página oficial, a Cooperativa de poupança e crédito SOLDIFOGO foi criada em Novembro de 2018, tem um capital social de 10 milhões de escudos e é reconhecida pelo Banco de Cabo Verde. Antes da sua constituição - antes era Associação Soldifogo - atribuiu crédito a 1.100 clientes, num montante de 75 mil contos, mais 12 mil contos que em 2017, e, para este ano de 2019, a previsão é para 90 a 100 mil contos de crédito. Celso Lobo