Os membros da comissão organizadora do concurso, Abrão Galvão e Samara Monteiro, disseram à Inforpress que as 11 concorrentes representam os três municípios da ilha do Fogo, sendo cinco de São Filipe, quatro de Santa Catarina do Fogo e duas dos Mosteiros.
As candidatas foram seleccionadas através de ‘casting’ realizado nos três municípios e que no total contou com cerca de duas dezenas de pré-candidatas, tendo sido excluídas seis por não reunirem todos os critérios e uma acabou por desistir após a sua seleção.
Lembra a mesma fonte que a realização do concurso é da responsabilidade do Fogo Entertainment e será realizado no espaço The View Entertainment, localizado no alto do porto de Vale dos Cavaleiros, no município de São Filipe.
Segundo os membros da comissão organizadora, das 11 candidatas, apenas três têm 16 anos, mas a participação foi autorizada pelos respectivos pais.
A vencedora desse concurso de beleza poderá representar a ilha no concurso nacional, Miss Cabo Verde, que acontece, este ano e pela primeira vez na ilha do Fogo, estando o mesmo programado para a noite do dia 25 de Abril.
Conforme a Inforpress, a organização explica que para o concurso Miss Cabo Verde há critérios que têm de ser respeitados, nomeadamente idade superior a 18 anos, 12º ano de escolaridade e mais de 1,70 de altura, acrescentando que em caso de a vencedora ser uma das três candidatas com 16 anos, caberá a comissão escolher a representante da ilha.
Além de prémios monetários, as vencedoras terão direito a outros prémios que estão a ser definidos em função dos patrocinadores, nomeadamente as três câmaras municipais da ilha, empresas e outras instituições.
Para além de escolha da Miss Fogo 2022, serão premiadas miss simpatia e fotogenia e a primeira e a segunda damas.
As restantes receberão brindes pela participação no concurso deste ano da Miss Fogo 2022, refere a fonte deste jornal.