NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Pinturas murais dão novo visual a algumas artérias da cidade de São Filipe 08 Novembro 2021

As pinturas de vários muros da cidade de São Filipe trouxeram novo visual a algumas artérias mais movimentadas da cidade, no quadro da Semana d´Arte.
Vários artistas locais se envolveram nesta ação, que decorreu durante uma semana, nomeadamente Paulo Pina, Zelito, Panaiote, Jorge Soares e Raulim. As pinturas privilegiam aspetos relacionados com a ilha do Fogo e a sua cultura.

Fogo: Pinturas murais dão novo visual a algumas artérias da cidade de São Filipe

O muro à entrada da cidade para quem chega à ilha por via aérea, assim como a parte do paredão na Avenida Amílcar Cabral, para quem entra na cidade vindo do porto de Vale dos Cavaleiros e do interior norte da ilha, ganharam um novo colorido, bem como o muro que delimita o acesso à escola secundária Dr. Teixeira de Sousa, foram os três privilegiados nesta edição da Semana d´Arte.

O evento terminou na noite de domingo e, segundo a Vereadora da Cultura da câmara de São Filipe, Lia Barbosa, e retoma, quatro anos depois, foi considerada positiva já que todas as atividades programadas foram realizadas e com participação de muitas pessoas, incluindo as realizadas em Ponta Verde (norte) e Patim (sul).

Algumas das ações, como a formação em arte e cabedal, ministrada pelo artesão Beto Diogo, e que conta com mais de duas dezenas de participantes, vão prosseguir por mais uma semana. A quinta edição da Semana d´Arte, segundo a vereadora da Cultura, não foi realizada em toda a sua dimensão devido às restrições ainda em vigor.

“A retoma foi tímida e apenas com artistas locais, exceto a participação dos artistas de Espanha e Itália, no quadro do Festival Sete Sóis Sete Luas”, declarou a vereadora, sendo a expectativa para o próximo ano, continuou, contar com mais atividades e participação de artistas locais e internacionais.

O encerramento da quinta edição da Semana d´Arte, que decorreu nas instalações da Casa das Bandeiras, teve sessão de dança com o grupo Ana Nha Procópio, de Campanas de Baixo, standy up comedy, com Perivaldo, Jacira e Janete, e atuação dos artistas locais Yacine e Augusto Cego.

Asemana C/Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project