A receção da Praça do Presídio reabilitada pela Câmara Municipal de São Filipe ocorre hoje, cinco dias antes do início das atividades culturais no local, permitindo assim a sua vedação e instalação das barracas, palco e colocação de outros equipamentos.
A requalificação da Praça do Presídio, situado no centro histórico da cidade de São Filipe, consistiu na substituição de todo o piso, demolição da instalação sanitária antiga e construção de uma nova instalação melhor enquadrada e com melhores condições.
Além disso, no âmbito da sua requalificação procedeu a reconstituição geral das proteções, bancadas e platibandas, canteiros e elementos existentes, reabilitação do repuxo e com uma nova instalação hidráulica, iluminação artística interna e geral da praça com recursos a led.
A requalificação da praça do Presídio, que contou com financiamento do Fundo de Sustentabilidade Social do Turismo, representou um investimento na ordem dos 14.500 contos.
A inauguração da requalificação da praça do Presídio está em volto a problemas e o deputado eleito pelo círculo do Fogo e presidente da Comissão Política Regional do MpD-Fogo, Filipe Santos, convocou para hoje uma conferência de imprensa para denunciar o que considera ser “a desonestidade institucional” da câmara de São Filipe para com o Governo.
De acordo com uma nota a convocar a conferência de imprensa, o deputado considera que há uma “arquitectura propositada” da câmara para a não comparência do Governo na inauguração da “mítica Praça do Presídio” que foi financiado “a 100 por cento pelo Governo”, através do Fundo de Turismo, no âmbito do Programa Operacional do Turismo.
A Semana com Inforpress