CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Primeira fase de adução de água à zona norte de São Filipe inaugurada hoje 16 Agosto 2021

A primeira fase do projecto de abastecimento de água às populações da zona norte alta de São Filipe é inaugurado hoje, num acto que conta com a presença do ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.

Fogo: Primeira fase de adução de água à zona norte de São Filipe inaugurada hoje

Esta primeira fase vai beneficiar as populações das comunidades situadas entre Inhuco e Domingos Ledo e além da rede de adução de água haverá a ligação domiciliar, um projecto que já tem financiamento e que só entre estas duas localidades irá beneficiar 250 famílias.

“Com a inauguração da primeira fase, vamos identificar 250 famílias e financiar as ligações domiciliárias no eixo que vamos inaugurar hoje. No segundo eixo, mais 300 famílias serão contempladas com ligações domiciliárias, contemplando 550 beneficiários com ligação domiciliária de água”, disse o presidente da Câmara de São Filipe, Nuías Silva, citado pela Inforpress.

Esta primeira fase contempla uma rede adutora com quatro quilómetros e meio de extensão e uma rede de distribuição de cerca de três quilómetros e está enquadrada no projecto maior de abastecimento de água da zona norte do município de São Filipe até Campanas de Cima.

O projecto de abastecimento de água a zona norte, entre Lomba e Campanas de Cima, foi lançado há sensivelmente um ano e é um investimento que consiste na adução de água a partir de Inhuco de Cima até Campanas de Cima, comportando a construção de 14 quilómetros de conduta adutora, 8.5 quilómetros de rede de distribuição com 525 ramais de distribuição.

No global, o projecto representa um volume de investimento na ordem dos 85 mil contos disponibilizados pela Câmara Municipal de São Filipe, Fundo do Ambiente e pela própria empresa Águabrava.

Segundo a mesma fonte, a ideia, segundo explicou o presidente da câmara, após a inauguração desta primeira fase, é dar continuidade aos trabalhos para levar a água até Campanas de Cima, defendendo que duas frentes serão abertas, sendo uma que inicia os trabalhos a partir de Campanas de Cima e outra a partir de Domingos Ledo para acelerar a sua conclusão.

Para esta fase, que é inaugurada hoje, a câmara injectou mais de oito mil contos, para retomar as obras que estavam paradas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project