CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Primeiro caso positivo de covid-19 na Escola de Santa Filomena, pais sugerem suspensão de aulas no Liceu Teixeira de Sousa com três infetados 13 Outubro 2020

A escola de Santa Filomena, o maior pólo educativo de São Filipe, registou o primeiro caso de infeção por novo coronavírus, após um aluno ter testado positivo no teste PCR. Já no Liceu Teixeira de Sousa onde há três casos positivos, pais e encarregados da Educação estão preocupados com o perigo de contágio entre alunos e sugerem o encerramento temporário deste estabelecimento de ensino secundário, pelo menos até que se normalize a situação.

Fogo: Primeiro caso positivo de covid-19 na Escola de Santa Filomena, pais sugerem suspensão de aulas no Liceu Teixeira de Sousa com três infetados

Referindo-se ao caso de Santa Filomena, a delegacia de Saúde de São Filipe do Fogo notificou, esta segunda-feira, 12, a escola local do resultado do aluno do primeiro ano de escolaridade, e na sequência, procedeu, segundo a Inforpress, à recolha de amostras para realização de testes PCR do docente e de alguns alunos, nomeadamente os que se sentavam à frente, na retaguarda e ao lado do aluno com resultado positivo.

Conforme escreve a Inforpress, estes alunos e o docente ficam em isolamento domiciliar até a saída do resultado do teste PCR e a sala foi encerrada, tendo no período de manhã, os demais alunos da turma transferidos para outra sala, assim como os do sexto ano que ocupavam, na parte de tarde, a mesma sala, segundo avançou à Inforpress, um professor da referida escola.

A sala que se encontra encerrada deve ser desinfetada ainda esta terça-feira assim como outros espaços na referida escola, situada na parte alta da cidade de São Filipe e que acolhe alunos de Santa Filomena, Terra Branca, Beltches e bairro III Congresso, que é o mais crítico em termos de casos de transmissão do vírus de covid-19 neste momento.

O caso positivo, segundo a fonte da Inforpress, é de transmissão comunitário, já que o aluno do primeiro ano, com resultado positivo, é familiar próximo de um aluno da escola secundária Dr. Teixeira de Sousa que também testou positivo.

Pais preocupados com três casos positivos no Liceu Teixeira de Sousa

Até este momento, foram também registados três casos positivos na escola secundária Dr. Teixeira de Sousa (em turmas de 12º, 9º e 7º), sendo que o primeiro doente diagnosticado com o covid-19 já recuperou e regressou às aulas e os outros dois aguardam resultados.

Por isso, as duas turmas estão, segundo descreve a Inforpress, com aulas suspensas e os alunos em isolamento domiciliar, aguardando as respostas de análises das amostras, e na escola de Santa Filomena um caso positivo confirmado.

O Asemanaonline apura que vários pais e encarregados da Educação estão preocupados com a situação, já que a mesma escola se encontra numa espécie de gestão corrente, visto que o seu diretor está em campanha para as autárquicas. Por isso, muitos pais e encarregados da educação que têm elementos da família que pertencem ao grupo de risco, com destaque para os da região centro sul de São Filipe (Forno, Luzia Nunes, Patim, Jardim, Monte Grande) estão a exigir o encerramento temporário da Escola Segundaria Teixeira de Sousa ou não enviar os seus filhos para esse Liceu, pelo menos até que a situação fique normalizada.

É de salientar que, desde que surgiu o primeiro caso a 17 de Agosto, a ilha do Fogo contabiliza 262 casos acumulados da covid-19, sendo 168 nos Mosteiros, 83 em São Filipe, e11 em Santa Catarina, com um total de quatro óbitos, distribuídos pelos municípios dos Mosteiros (01), Santa Catarina (01) e São Filipe (02).

Cabo Verde contabiliza 1.003 casos activos, 6.075 casos recuperados, 75 óbitos e dois transferidos, perfazendo um total de 7.155 casos positivos acumulados.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project