CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Problemática de escassez de inertes será temporariamente resolvida com dragagem do cais de pesca – vereador 02 Janeiro 2023

A problemática de escassez de areia para construção civil será, temporariamente, minimizada com a dragagem do cais de pesca do porto de Vale dos Cavaleiros, cuja areia será comercializada para a construção, asseverou fonte da autarquia de São Filipe.

Fogo: Problemática de escassez de inertes será temporariamente resolvida com dragagem do cais de pesca – vereador

O vereador pela área das Infraestruturas da Câmara Municipal de São Filipe, Euclides Fernandes, disse à Inforpress que a autarquia foi autorizada para, durante um mês, proceder à dragagem do cais de pesca para o seu desassoreamento, cuja areia será destinada à construção civil.

O vereador avançou que ainda esta semana vai-se iniciar os trabalhos de dragagem com recurso à máquina retroescavadora, à semelhança do que aconteceu no passado, adiantando que neste momento a câmara está no processo de organização e mobilização de equipamentos e maquinistas com experiência para realização dos trabalhos.

A areia extraída no processo de dragagem será comercializada e para tal a câmara definiu alguns critérios de modo a evitar a venda directa aos camionistas para eventual açambarcamento para revenda a preço mais elevado.

Euclides Fernandes disse que a areia será vendida às pessoas com licença de construção activa e que têm obras em execução que depois vão procurar os camionistas para o transporte, assim como as empresas ligadas à construção de blocos com estaleiros em funcionamento.

Como a autorização é para 30 dias, o vereador considerou que se trata de uma medida provisória para a mitigação da problemática de escassez de inertes na ilha.

Recorda-se que a câmara de São Filipe manifestou por diversas vezes a sua preocupação em relação à falta de areia, chegando a considerar que a ilha do Fogo está a viver uma situação “preocupante” e que tem bloqueado a dinâmica do desenvolvimento económico da ilha.

Aquando da sua última visita à ilha do Fogo, no passado mês de Dezembro, o ministro do Mar, Abraão Vicente, tinha afirmado que se está entre o equilíbrio “muito difícil” de fornecer areia para actividade económica e a necessidade de preservar a ilha para o seu desenvolvimento turístico.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project