O vereador pela área das Infraestruturas da Câmara Municipal de São Filipe, Euclides Fernandes, disse à Inforpress que a autarquia foi autorizada para, durante um mês, proceder à dragagem do cais de pesca para o seu desassoreamento, cuja areia será destinada à construção civil.
O vereador avançou que ainda esta semana vai-se iniciar os trabalhos de dragagem com recurso à máquina retroescavadora, à semelhança do que aconteceu no passado, adiantando que neste momento a câmara está no processo de organização e mobilização de equipamentos e maquinistas com experiência para realização dos trabalhos.
A areia extraída no processo de dragagem será comercializada e para tal a câmara definiu alguns critérios de modo a evitar a venda directa aos camionistas para eventual açambarcamento para revenda a preço mais elevado.
Euclides Fernandes disse que a areia será vendida às pessoas com licença de construção activa e que têm obras em execução que depois vão procurar os camionistas para o transporte, assim como as empresas ligadas à construção de blocos com estaleiros em funcionamento.
Como a autorização é para 30 dias, o vereador considerou que se trata de uma medida provisória para a mitigação da problemática de escassez de inertes na ilha.
Recorda-se que a câmara de São Filipe manifestou por diversas vezes a sua preocupação em relação à falta de areia, chegando a considerar que a ilha do Fogo está a viver uma situação “preocupante” e que tem bloqueado a dinâmica do desenvolvimento económico da ilha.
Aquando da sua última visita à ilha do Fogo, no passado mês de Dezembro, o ministro do Mar, Abraão Vicente, tinha afirmado que se está entre o equilíbrio “muito difícil” de fornecer areia para actividade económica e a necessidade de preservar a ilha para o seu desenvolvimento turístico.
A Semana com Inforpress