A mesa de reinserção social, agendada para sábado, 17, tem por objectivo facilitar o relacionamento entre as instituições, a sociedade civil e mundo da cadeia.
Nesta edição, segundo a mobilizadora comunitária do Projecto Pessoas, Nídia Cardoso, será constituída a associação depois de os estatutos terem sido analisados em duas ocasiões.
Além da constituição da associação, nesta mesa de reinserção social serão eleitos os órgãos sociais da associação que integra reclusos, ex-reclusos, familiares, sociedade civil, instituições religiosas e públicas.
A finalidade da associação é apoiar quer os actuais reclusos como os ex-reclusos da Cadeia Regional do Fogo a reinserir na sociedade através de várias iniciativas.
Na quinta mesa os participantes vão também definir a data para a realização do primeiro fórum de reinserção social que deverá acontecer em meados de Maio, coincidindo com o término do Projecto Pessoas.
Além da associação e da definição da data para o fórum de reinserção social, nesta mesa serão apresentados diversos tópicos como o lançamento do terceiro número do jornal da cadeia e a actualização do apoio ao terceiro.
O Projecto Pessoas é financiado pela União Europeia e Fundo Canadiense para iniciativas locais (CFI), implementado pela ONG Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes (Cospe), em parceria com Associação de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (AAVVD), Laço Branco e Comissão Regional dos Parceiros do Fogo e Brava.
A Semana com Inforpress