CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Projecto Vitó dá nome Vénus a embarcação em homenagem a pescadores falecidos nos Ilhéus Rombo 28 Julho 2023

A embarcação adquirida pela Associação Projecto Vitó, através do fundo de saída atribuído pela Fundação Mava, será baptizada com o nome de Vénus em homenagem aos três pescadores da ilha do Fogo que perderam a vida nos Ilhéus Rombos.

Fogo: Projecto Vitó dá nome Vénus a embarcação em homenagem a pescadores falecidos nos Ilhéus Rombo

O presidente da Associação Projecto Vitó, Paulo Pina, adiantou que o barco devidamente equipado para apoiar nos trabalhos realizados por esta organização não-governamental, encontra-se na cidade da Praia, estando o processo de desalfandegamento avançado, aguardando neste momento apenas uma carta de doação da Fundação Mava para concluir o processo.

Paulo Pina disse que a atribuição desse nome é para homenagear os três pescadores da ilha do Fogo, Nelo, Tiago, mais conhecido por Scaldada, e Júlio que no dia 19 de Janeiro de 2021 perderam a vida nos Ilhéus Rombos quando a embarcação de boca aberta, de nome Vénus, sofreu um acidente.

O presidente da associação avançou que aquando da busca pelos restos mortais dos três pescadores encontrou um pedaço da madeira com o nome da embarcação de pesca, na qual, na qualidade de artista que é, pintou o rosto dos três pescadores.

Paulo Pina justificou a escolha do nome e a homenagem aos pescadores, porque, explicou, o acidente com a embarcação de pesca Vénus, em 2021, foi um dos argumentos que a associação utilizou para convencer os financiadores pela necessidade de aquisição do barco, mostrando que a Região Fogo/Brava necessita de uma embarcação de busca, salvamento e transferência de doentes.

Este lembrou que na altura do acidente com o Vénus e no processo de busca dos pescadores o Projecto Vitó teria alugado uma embarcação privada na ilha Brava, porque as embarcações da Polícia quer na ilha do Fogo como na da Brava estavam avariadas, e que quatro dias depois foi possível encontrar parte do corpo de um dos pescadores.

A embarcação do Projecto Vitó tem um comprimento de casco de 10,15 metros, três metros de boca, dois metros de altura de cabine, dois motores interiores de 250 HP cada, WC marítimo com duche e tem capacidade para 15 pessoas, sendo nove lugares para pessoas sentadas.

Em termos de classificação das embarcações quanto à zona de navegação, é do Tipo C- correspondente a embarcações concebidas e adequadas para navegação costeira desde que até 60 milhas do porto de abrigo.

Para a recepção e inauguração da embarcação a direcção da Associação Projecto Vitó pretende convidar autoridades na altura do seu baptismo que deverá coincidir com a inauguração do letreiro “Fogo Reserva Mundial da Biosfera” colocado no parque de Alto Santa Luzia, ao pé do aeródromo de São Filipe e do programa guardiões do mar.

A embarcação, segundo o presidente do Projecto Vitó, irá servir para viagens a partir do Fogo para ilhéus e a vizinha ilha Brava, lembrando que esta ONG celebrou um protocolo com a Protecção Civil, Polícia Marítima e câmaras municipais comprometendo que a embarcação irá servir também para trabalho de buscas e salvamento no mar e transferência de doentes da ilha Brava, caso for necessário.

A embarcação além das condições para fazer as deslocações aos Ilhéus Rombos e à ilha Brava tem capacidade para recreio, apoio a mergulhos e estadias de curta duração no alto mar, criando também todas as condições para o Projecto Vitó trabalhar com a pesca sustentável e aprofundar cada vez mais o trabalho de conservação marinha.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project