A informação foi avançada à Inforpress, pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes, que na quinta-feira procedeu em Chã das Caldeiras, a assinatura de um memorando com a Associação de Guias Turísticos para gestão da sede da associação.
De entre os projec,tos previstos para Chã das Caldeiras, no quadro do projeto de aldeias turísticas rurais, Alberto Nunes apontou a construção de uma placa desportiva, do centro de produção e venda de produtos artesanais, do revestimento exterior de algumas casas para uniformização da paisagem, da construção de uma Unidade Sanitária de Base (USB) e de algumas casas de banho, num investimento superior a 50 mil contos, nesta etapa.
A USB será edificada em parceria com a "Associação Nôs Ku Nhos", a mesma que reabilitou o então posto de saúde que existia em Chã das Caldeiras e que foi “engolida” pelas lavas da erupção vulcânica de 2014, tendo disponibilizado já alguma quantia para a implementação deste projeto.
Alberto Nunes avançou que o projeto de instalação de um parque infantil, inicialmente para Chã das Caldeiras, vais ser transferido para a vila de Achada Furna para equilibrar a infra-estruturas e investimentos no território municipal, já que Chã das Caldeiras será contemplada com o projeto de aldeia turística rural.
Os equipamentos para a instalação de três parques infantis na ilha do Fogo, um para cada município, foram doados pela Associação Capeverdeans United e a previsão para a instalação do parque de Achada Furna é para 28 de Abril, a seguir à instalação do de São Filipe.
Alberto Nunes avançou que as três câmaras municipais contrataram uma empresa para preparar os pisos para receber os parques infantis.
A Semana com Inforpress