AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Projeto Vitó será condecorado pelo trabalho na conservação da biodiversidade e proteção ambiental 23 Outubro 2021

A organização não governamental (ONG), Associação Projecto Vitó será condecorada na segunda-feira, 25, pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, em sinal de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na área de conservação da biodiversidade e proteção do ambiente. A cerimónia de atribuição da condecoração a esta ONG acontece no auditório Padre Pio Gottin, na cidade de São Filipe.

Fogo: Projeto Vitó será condecorado pelo trabalho na conservação da biodiversidade e proteção ambiental

Para atribuir a distinção, Jorge Carlos Fonseca, destacou que o Projeto Vitó, enquanto uma ONG, atua desde 2009 na proteção da biodiversidade, nas ilhas do Fogo e da Brava, nos ilhéus do Rombo e em todo o Cabo Verde, através de implementação de projetos que visam a conservação das espécies marinhas e terrestres, como tartarugas marinhas, aves marinhas, plantas endémicas e répteis terrestres.

O anúncio da condecoração foi feito no passado mês de Setembro, aquando de uma visita que o Presidente da República efetuou à ilha e com passagem pela sede da associação, onde recebeu as informações ligadas a mesma e todo o trabalho que tem desenvolvido ao longo dos anos.

O Projeto Vitó, criado em 2009, foi alvo, no passado mês de Abril, de uma reformulação com alteração da denominação jurídica, passando a designar-se Associação de Conservação e Uso Sustentável dos Recursos – Projeto Vitó, tendo na mesma data lançado um novo logótipo e site institucional.

A alteração da denominação e criação do novo logótipo e site institucional, segundo explicação dos responsáveis da ONG, faziam partes integrantes de um conjunto de estratégias a serem implementadas e visavam adaptar a associação às novas tendências de evolução e reforçar a sua relação com a comunidade nacional e internacional.

Segundo a mesma fonte, foi previamente diagnosticado e delineado, através de uma estratégia de reformulação que integra o plano anual de marketing, que por sua vez integra o plano de desenvolvimento organizacional da associação.

A estratégia de reformulação estabeleceu um conjunto de ajustes e melhoramentos adaptados às novas exigências, não obstante a visão, missão e valores da associação continuarem focadas nos mesmos princípios de luta pela proteção e conservação da biodiversidade e da flora em Cabo verde, em especial nas ilhas do Fogo e da Brava, e nos ilhéus Rombos.

Além desta condecoração do Presidente da República, há pouco mais de um ano o Governo tinha atribuído ao Projeto Vitó o estatuto de utilidade pública, em sinal de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na área de conservação e preservação de ambiente. “A atribuição de estatuto de utilidade pública consta do despacho nº 720/2020 do ministro de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros de 23 de Julho, nos termos do decreto-lei nº 59/2005, de 19 de Setembro, e publicado no Boletim Oficial nº 97 II Série de 28 de Julho de 2020”, cita a Inforpress.

Asemana com Infopress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project