Depois da construção da casa de baterias da estação/central fotovoltaica de Chã das Caldeiras e da chegada dos equipamentos, nomeadamente baterias e contadores, o presidente da câmara de Santa Catarina do Fogo disse à Inforpress que a empresa responsável pela execução do projecto está a proceder neste momento a montagem das baterias.
“Para as festas do município de Santa Catarina, que se celebra a 25 de Novembro, é possível fazer a inauguração da electrificação de Chã das Caldeiras”, disse Alberto Nunes, indicando que as baterias em número suficiente, incluindo reservas, estão em Chã das Caldeiras, assim como os contadores que estão em processo de instalação, pelo que, acredita, “dentro de mês e meio os trabalhos estarão concluídos”.
Para a mesma altura, a Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo prevê inaugurar a Unidade Sanitária de Base de Chã das Caldeiras, cofinanciada pelo Governo e pela Associação Nos Ku Nhos, com sede na Áustria, e que está em fase avançada de construção.
O projecto de electrificação de Chã das Caldeiras tem como objectivo fornecer energia e a sua distribuição para um total de 200 casas e 11 estruturas, como escolas, restaurantes, unidades de produção local e estruturas sociais.
O projecto de electrificação de Chã das Caldeiras será híbrido e vai combinar a produção solar (25 kw), storage 100 kw Li-Ion/generator 20 kw – global horizontal irradiation ronda 2027 kWh/m² e todo o desenho do sistema foi elaborado pelo grupo Alemão, INENSUS, especialistas em Sistemas Mini – Grids, em parceria com a gigante Norte Americana, SUNPOWER, sendo que mais de 80 por cento (%) da energia será produzida através de fontes renováveis.
Ainda relacionado com a comunidade de Chã das Caldeiras, Alberto Nunes avançou que “nos próximos dias” será efectuado o terceiro desbloqueio de verbas para os beneficiários do novo assentamento em construção na zona de Bangaeira.
A Semana com Inforpress