ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: Santa Catarina é o exemplo da boa parceria e da execução do Programa Requalificar, Reabilitar e Acessibilidades – ministra 13 Maio 2022

O município de Santa Catarina do Fogo é o exemplo da boa parceria entre poderes locais e central e da execução dos projectos financiados no quadro do Programa Requalificar, Reabilitar e Acessibilidades (PRRA), disse a ministra Eunice Silva.

Fogo: Santa Catarina é o exemplo da boa parceria e da execução do Programa Requalificar, Reabilitar e Acessibilidades – ministra

A titular das pastas das Infraestruturas, Habitação e Ordenamento do Território presidiu à inauguração da primeira fase da requalificação urbana da cidade de Cova Figueira, município de Santa Catarina do Fogo, ocorrido no início da noite de quinta-feira, 12.

“O Governo tem parcerias com todas as câmaras municipais e Santa Catarina é o exemplo de uma boa parceria e de boa execução do PRRA”, disse Eunice Silva, indicando que as câmaras identificam as necessidades, idealizam os projectos e apresentam pedidos de financiamento ao Governo, através do PRRA.

No caso concreto de requalificação urbana de Cova Figueira, sede do município de Santa Catarina do Fogo, a ministra salientou que foi executado pelo Governo e em “estreita colaboração” com a câmara municipal, tendo abrangido 2.344 metros quadrados de área requalificada.

Contempla praça central, que dispõe de parque infantil, pavimentação de ruas e passeios, num projecto, indicou a ministra, que vai continuar com a fase seguinte.

A titular da pasta das Infra-estruturas enumerou os vários projectos em curso na ilha do Fogo, financiados pelo Governo no quadro do PRRA, observando que se não fossem os contratempos, como desabamentos de rochas de Campanas de Baixo (São Filipe) e Sumbango (Mosteiros), a construção do acesso a Praia Cais e a pandemia, muitas obras estariam terminadas ou em fase final da execução.

Sobre os vários reptos lançados, nomeadamente pelo presidente da Assembleia Municipal de Santa Catarina, Luís Alves, sobre a asfaltagem da cidade, desencravamento de Cova Figueira, com a construção de uma estrada alternativa na parte alta, construção do centro de saúde e desencravamento de algumas localidades, Eunice Silva não se comprometeu, assegurando que estas questões estão agendadas e que a seu tempo serão concretizados.

O presidente da câmara de Santa Catarina, Alberto Nunes, salientou que a primeira fase da requalificação urbana é o resultado de uma “grande cooperação” entre Governo central e o município de Santa Catarina, que segundo o mesmo vai continuar a aproveitar as oportunidades que o Governo coloca à disposição dos municípios.

O autarca sublinhou que a requalificação da cidade de Cova Figueira está orçamentada em 70 mil contos, mas que será executado de forma faseada, estando concluída a primeira fase com a construção da praça e todo o passeio, praceta frente ao Centro de Saúde, mini-rua pedonal e fitness parque, num investimento de “mais de 20 mil” nesta primeira fase, assegurados pelo Governo, através do PRRA, e pela autarquia de Santa Catarina.

“O PRRA veio revolucionar Cabo Verde e, além da requalificação urbana, que vai continuar com as fases subsequentes para requalificar Queimada Baixo, Lapinha e Queimada Cima para ter uma cidade que todos almejam, financia a reabilitação e construção de casas”, disse Alberto Nunes, sublinhando que em menos de quatro anos, neste quadro, “mais de uma centena” de chefes de famílias beneficiaram deste programa.

Alberto Nunes reafirmou a sua promessa de deixar um município atrativo e que todos desejam viver e para tal continue a mobilizar parceiros e recursos para transformar o município.

A praça da cidade de Cova Figueira dispõe também de uma “praça digital”, no quadro da parceria existente entre a câmara e o NOSi, e que prevê a instalação de mais uma praça, cuja local está sendo identificado, em função da qualidade da rede.

Na passada quarta-feira, 11, a câmara procedeu a inauguração da requalificação do polidesportivo de Cabeça Fundão, financiada pela ONG luxemburguesa “Beetebuerg Helleft”, no âmbito do projecto reabilitação do parque escolar e placas desportivas do município de Santa Catarina do Fogo.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project