Em São Filipe, os quatro jovens detidos pela Polícia Nacional e apresentados na tarde de sexta-feira ao tribunal da comarca de São Filipe por estarem envolvidos, presumivelmente, na prática de roubos qualificados e roubos em residências e unidades hoteleiras vão aguardar o desenrolar do processo em regime de prisão preventiva.
Além dos quatro jovens, o grupo de São Filipe incluía um menor de idade, que vai ser ouvido pelo tribunal da comarca na próxima segunda-feira, 23.
O menor, além de participar nos furtos e roubos juntamente com o grupo, costuma actuar sozinho, já que num dos furtos numa das residências actuou sozinho.
A nível dos Mosteiros, depois de no meio da semana o tribunal da comarca ter enviado para as instalações da cadeia Civil regional um jovem na casa dos 20 anos por furto qualificado, na sexta-feira, 20, o mesmo tribunal decretou como medida de coação a prisão preventiva a outros dois jovens indiciados da prática de um crime de furto qualificado.
Um dos jovens fazia dupla com o outro que foi conduzido à prisão no meio desta semana, enquanto o outro actuava sozinho.
Os dois jovens, segundo uma fonte próxima do tribunal da comarca dos Mosteiros, tinham passagem pela cadeia e estavam em liberdade há pouco mais de seis meses por crime de roubo após o tribunal suspender a pena por um período de dois anos. No grupo de São Filipe, um dos quatro jovens, tinha passagem pela cadeia civil.
Ao todo, esta semana, sete jovens na casa dos 20 anos foram encaminhados para prisão para aguardar o desenrolar dos processos relacionados com crimes de furto qualificado e roubo, sendo quatro da cidade de São Filipe e três do município dos Mosteiros, sem contar com o menor de idade que vai ser ouvido na próxima semana.