AUTÁRQUICAS 2020

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo e Brava: Campanha com epicentro em São Filipe 08 Outubro 2020

A campanha eleitoral para as autárquicas de 2020 iniciaram às 00:00 horas do dia de hoje, 08 de Outubro, num contexto atípico e marcado pelas limitações impostas pela pandemia de novo coronavírus (covid-19). Com epicentro no Município de São Filipe, as candidaturas na Região Fogo e Brava vão assim adaptando à nova realidade marcada pelo uso generalizado de máscaras, distanciamento social e regras de higienização para passar as mensagens e evitar a transmissão do vírus.

Fogo e Brava: Campanha com epicentro em São Filipe

O município de São Filipe, o mais importante da ilha e da região Fogo/Brava, a disputa vai ser renhida. Conta com três candidaturas: a do MpD, liderada pelo Edil cessante Jorge Nogueira, a do PAICV, chefiada por Nuías Silva, e a da UCID liderada por Pedro Ribeiro. Cada uma das quais está a utilizar uma estratégia diferente para marcar o início da campanha para as eleições do dia 25 de Outubro.

A candidatura de Jorge Nogueira, que na abertura da corrida para um segundo mandato, conta com a presença do vice-presidente do MpD, Olavo Correia, tem programado uma apresentação de cabeça de listas na MpD TV na sua sede principal no largo de Cruz dos Passos e ao amanhecer uma alvorada com música de campanha e mensagens aos munícipes da cidade.

Para o período da tarde, está agendado contato personalizado no povoado de Monte Grande, zona sul do município, e à noite uma espécie de encontro na sede de campanha do bairro III congresso.

Já a candidatura da União cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), liderada por Pedro Ribeiro, tem agendado para o primeiro dia de campanha a realização de uma passeata pela cidade e arredores com a presença dos candidatos e apoiantes com animação de batucadas e durante o dia fará uma incursão para o interior do município, partindo de cidade via sul percorrendo depois o centro e norte de São Filipe.

Já a candidatura do PAICV liderada por Nuías Silva inicia a actividade de campanha a partir das 08:00 horas de quinta-feira com uma passeata pela cidade de São Filipe, com participação dos candidatos e apoiantes, carro de som com música e mensagens.

No período da tarde, a candidatura tambarina tem agendado duas actividades: a primeira, na localidade de Monte Tabor as 15:30 horas, e outra em Campanas de Cima a partir das 17:30 horas. A abertura formal da campanha está prevista para tarde/noite do dia 09 de Outubro, sexta-feira, segundo o mandatário da candidatura do PAICV, Luís Pires.

Mosteiros – PAICV promove passeata e MpD com caminhada na quinta-feira

No município dos Mosteiros a candidatura do PAICV, liderada por Fábio Vieira para a presidência da câmara, dá o tiro da partida com uma passeata/desfile de viaturas pela zona baixa do município dos Mosteiros e ao longo do primeiro dia da campanha retoma contatos porta-a-porta pelas diferentes localidades, respeitando as limitações e restrições impostas no quadro da luta contra covid-19.

Já a candidatura do MpD, liderada por Lourenço Lopes para a presidência da camara, não tem programado quaisquer actividades para as primeiras horas do início da campanha eleitoral, mas tem em agenda a realização, no período de manhã de quinta-feira, de uma caminhada e contactos com eleitorado de alguns povoados – inclui atividades políticas com o Vice-Presidente do MpD, Olavo Correia, das 10 às 18horas.

Santa Catarina – Candidaturas sem atividades nas primeiras horas da campanha e com contato personalizado durante o dia

No município de Santa Catarina do Fogo, dada as restrições impostas pela pandemia de novo coronavírus, nenhuma das candidaturas - nem a candidatura do PAICV com Eugénio Veiga e nem a do MpD com o Edil cessante Alberto Nunes - tem agendado atividades formais que possam concentrar pessoas para o início da campanha eleitoral.

A candidatura de Alberto Nunes à presidência da câmara, que tem estado em contato porta-a-porta, contando com a presença do vice-presidente do Movimento para a Democracia (MpD), Olavo Correia não vai promover qualquer acção, devendo durante o dia retomar o contacto personalizado com eleitores de Achada Furna.
Já o candidato do PAICV à presidência da câmara, Eugénio Veiga avançou que para o início, considerando a situação sanitária do país, tem previsto deslocações a nível da ilha, sobretudo nos municípios dos Mosteiros e de São Filipe para contatos com eleitores de Chã das Caldeiras residentes fora do território municipal, sem abertura oficial como acontecia nas eleições anteriores.

Para os contactos porta-a-porta, além do uso obrigatório de máscaras por parte dos candidatos, e de todos os integrantes das duas candidaturas, as mesmas estão a limitar o número de pessoas nas deslocações para os contatos para que não sejam um veículo transmissor da infeção covid-19.

Brava – Início da campanha marcada com abertura das sedes de campanha

Na ilha Brava a candidatura de Clóvis Silva, do Partido Africano de Independência de Cabo Verde, PAICV, não tem programado nada de especial para a abertura da campanha, apenas a abertura da sede, com a presença dos candidatos e apoiantes com música. Adalberto Martins, director da campanha, avançou que durante quinta-feira a caravana do PAICV vai estar em contato porta-a-porta na cidade de Nova Sintra, sempre seguindo e respeitando as orientações sanitárias.

À semelhança da candidatura adversária, a de Francisco Tavares, do Movimento para a Democracia (MpD), não tem agendado qualquer atividade formal, mas apenas a abertura das sedes de campanha, localizadas nos povoados de Furna, Nova Sintra e Nossa Senhora do Monte com alguma animação musical. Isto sem contar com visitas às comunidades de Santa Bárbara, no período de manhã, e Lém, no período da tarde, para contato personalizado com os eleitorados. Foto: RTC

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project