AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo é ilha candidata à Reserva Mundial da Biosfera 05 Fevereiro 2020

Ocorreu na passada sexta-feira, 31, no Fogo, a apresentação pública da ficha de candidatura da Reserva Biosfera da ilha, que foi submetida à UNESCO, no passado mês de Outubro, em Paris. O evento aconteceu no quadro do programa da visita do Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva à ilha de 29 a 31 deste mês.

Fogo é ilha candidata à Reserva Mundial da Biosfera

De acordo com Gilberto Silva, com a apresentação da candidatura do Fogo à Reserva da biosfera, foi lançada “boas bases” para reforçar toda a parceria inerente à promoção da ilha, enquanto Reserva Mundial da biosfera e, “por isso, torna-se de real valor o engajamento das forças vivas da ilha para reforçar a candidatura”.

Ainda para este governante, com a candidatura das ilhas do Fogo e Maio, à Reserva Mundial da Biosfera, Cabo Verde pretende ser reconhecido internacionalmente pelo seu compromisso para com o Desenvolvimento Sustentável e, em simultâneo, utilizar a “certificação” internacional da UNESCO como “veículo de autopromoção”, e criação de oportunidades de desenvolvimento socioeconómico, sobretudo no setor do turismo sustentável, na conservação e uso sustentável de recursos naturais, culturais, históricos e patrimoniais.

“O conceito das Reservas da Biosfera implica o envolvimento direto e apropriação por parte das comunidades e demais atores relevantes e deverá ser utilizado como um mecanismo para guiar e reforçar projetos que visem a melhoria da qualidade de vida das populações e assegurar a sustentabilidade ambiental”, garantiu, em comunicado.

De referir que a designação de um local como Reserva da Biosfera promove a consciencialização entre a população local e autoridades governamentais sobre temas ambientais e de desenvolvimento.

“As Reservas da Biosfera devem servir como sítios pilotos ou locais de aprendizagem para conceber e demonstrar métodos de conservação e desenvolvimento sustentável, fornecendo lições que podem ser aplicadas noutros locais”, lê-se no documento enviado a este diário digital.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project