LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo é um dos epicentros mais importantes da diáspora cabo-verdiana – ministro das Comunidades 22 Outubro 2022

A ilha do Fogo é um dos epicentros mais importantes da diáspora cabo-verdiana, defendeu sexta-feira o ministro das Comunidades, Jorge Santos.

Fogo é um dos epicentros mais importantes da diáspora cabo-verdiana – ministro das Comunidades

O titular da pasta das Comunidades que se encontra na ilha do Fogo no quadro do programa comemorativo do Dia da Cultura e das Comunidades, fez essas referências depois de uma conversa, que classificou de “muito positiva” com o presidente da Câmara Municipal de São Filipe e que serviu para uma reflexão sobre a importância da diáspora cabo-verdiana e, em particular, da ilha do Fogo e de São Filipe.

Jorge Santos lembrou que no ano passado inauguraram-se os 200 anos do primeiro consulado dos Estados Unidos da América em África, o que significa, segundo o mesmo, que a actividade comercial, económica, mas também social e a dinâmica humana dos Estados Unidos da América já existia em Cabo Verde e vice-versa.

“Há mais de 250 anos os cabo-verdianos partiram do Fogo e da Brava para os Estados Unidos da América e hoje temos uma grande comunidade nos Estados Unidos, sendo que a maioria é originária da ilha do Fogo”, referiu o ministro das Comunidades, sublinhando que é importante celebrar o dia da Cultura e das Comunidades, cujo patrono é Eugénio Tavares, na ilha do Fogo.

Durante o encontro vários aspectos ligados à emigração, nomeadamente, a contribuição, os incentivos, os investimentos e outros foram analisados tendo o ministro das Comunidades defendido a necessidade da criação de gabinetes de emigrantes com balcão digital e com possibilidade de audiências e atendimentos através do sistema de videoconferência.

O presidente da Câmara Municipal de São Filipe lançou o repto para, no próximo ano, as duas instituições, a câmara municipal e o ministério das Comunidades, realizarem uma actividade, por ocasião das festas do dia do Município com envolvimento dos emigrantes.

Jorge Santos disse que o seu ministério aceita o repto e no próximo ano será organizado, em São Filipe, uma grande conferência internacional da diáspora empresarial centrada na temática da dimensão económica.

Segundo o mesmo, as instituições vão trazer para a ilha do Fogo emigrantes, que são na sua grande maioria empresários e investidores, quer através de depósitos ou investimentos directos que fazem ou do empreendedorismo social com envio de remessas e encomendas.

“É algo que vamos desenvolver e ver a possibilidade de não só desenvolver actividades empresariais, mas também envolver o capital humano nas áreas da educação, saúde, investigação e ter aqui especialistas em diferentes sectores, e também envolver as academias e universidades com cabo-verdianos bem colocados”, disse Jorge Santos.

Com relação à celebração do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades disse que está previsto uma conferência internacional para falar da história da emigração do Fogo e da Brava e dos cabo-verdianos, em geral, para os Estados Unidos da América e para outras paragens, contando com a participação do presidente do museu de cabo-verdianos nos Estados Unidos e de outros académicos que vão falar sobre emigração para S. Tomé e Príncipe.

As actividades contam com a participação, não só da comunidade do Fogo, mas também, através de videoconferência, de personalidades espalhadas pelo mundo.

A celebração do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, iniciada no passado dia 18 em São Vicente, termina no dia 26 com a realização de uma conferência na Presidência da República, sobre a dimensão da participação dos cabo-verdianos nas actividades das forças armadas dos Estados Unidos da América e que conta com a participação do presidente da Associação dos Veteranos da Guerra dos EUA.

Hoje o ministro das Comunidades tem agendado, antes das actividades comemorativas do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades uma deslocação ao município de Santa Catarina do Fogo para encontro com a equipa camarária local. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project