BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Foguetão SLS lançado para órbita da terra nos EUA 29 Agosto 2022

O foguetão que há de levar de novo astronautas à Lua, o SLS, é lançado hoje para a órbita do satélite natural da Terra num primeiro voo de teste, sem tripulação.

Foguetão SLS lançado para órbita da terra nos EUA

Adiado sucessivamente ao longo dos anos, o lançamento será feito, segundo a Lusa, da base da agência espacial norte-americana NASA, em Cabo Canaveral, na Florida, nos Estados Unidos, com uma "janela de oportunidade" de duas horas que se abre às 13:33 de Lisboa.

O lançamento do SLS, que tem acoplada no topo a nave Orion, marca o início do programa lunar Artemis da NASA, com que os Estados Unidos pretendem regressar à superfície da Lua em 2025, um ano depois do previsto, colocando no solo a primeira astronauta mulher e o primeiro astronauta negro.

Conforme ainda a Lusa, o novo foguetão da NASA chegou à plataforma de lançamento em 17 de agosto e se a descolagem prevista para hoje for abortada existem mais duas datas possíveis, 02 e 05 de setembro.

Mas se o lançamento for bem-sucedido, e depois de circundar a Terra, o foguetão, do qual só restará no fim o módulo superior, dará o derradeiro impulso que posicionará a Orion na trajetória da Lua aproximadamente hora e meia depois da descolagem.

Além da nave Orion, o SLS transportará dez microssatélites científicos (do tamanho de uma caixa de sapatos) que, depois de largados no espaço, permitirão estudar os efeitos da radiação, um asteroide ou a superfície gelada da Lua.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project