INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Foguetão chinês descontrolado pode cair entre Nova Iorque e Nova Zelândia 06 Maio 2021

As autoridades chinesas temem que os destroços do "Tianhe/Harmonia dos Céus" —aparelho com 21 toneladas e mais de 30 metros de altura — venham a atingir uma área urbana entre Nova Iorque e Nova Zelândia. O módulo espacial foi lançado às onze horas locais de 28 de abril e seis dias depois surge o alerta de que a base chinesa perdeu o controlo respetivo na sua reentrada na órbita terrestre.

Foguetão chinês descontrolado pode cair  entre Nova Iorque e  Nova Zelândia

O módulo foi lançado na maior base chinesa de foguetões, a Longa Marcha 5B. A mesma base de onde tinha sido lançado em 29 de setembro de 2011 o primeiro módulo do projeto Tiangong e que caiu descontrolado em 3 de maio de 2018, no Pacífico Sul.

O satélite Tiangong-1 realizou diversas operações dirigidas à plataforma espacial Shenzhou-8, Shenzhou-9 e Shenzhou-10, no âmbito de atividades de exploração espacial até 2016. Nesse ano, "a 16 de março (de 2016), o Tiangong-1 terminou a sua missão histórica" segundo anunciava a China às Nações Unidas.

A comunicação vinha em estilo referencial e nada fazia prever o que viria a acontecer dois anos depois: a queda descontrolada apenas entrevista em 28 de abril de 2018.

Fontes:ABC/...Relacionado: Tiangong, satélite da estação espacial da RP China pode cair de hoje até 4 de abril — Onde? Incógnita, 31.mar.018; Caiu Tiangong, satélite da estação espacial da RP China — Onde? Pacífico Sul, 03.abr.018. Foto: Lançamento na 4ªfª, 28.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project