ESPECIAIS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Forte animação cultural com atuação de vários artistas na Praça do Presídio 27 Abril 2023

Cinco dias seguidos de baile/festival na emblemática Praça de Presídio, agora totalmente requalificada, marcam a parte cultural da Festa da Bandeira de São Filipe edição 2023, que abrange ainda o pilão, as cavalhadas, a missa e a procissão. É já seguro que mais de duas dezenas de artistas e conjuntos musicais animarão as noites até o dia 1 de maio, que será o momento mais alto da festa.

Forte animação cultural com atuação de vários artistas na Praça do Presídio

O público aguarda com expectativa o desfile de grupos e músicos de renome convidados, com destaque para Tabanka Djaz, Bulimundo, Ferro &Gaita, Cordas do Sol, Assol Garcia, Kino Cabral, Suzana Lubrano, Zé Delgado, Beto Dias, Grace Évora e o violinista Kinzim e a sua banda.

O concurso de Miss São Filipe, que tradicionalmente acontecia a 25 de Abril, foi este ano transferido para o dia 26 para que no dia anterior se realize a Noite Branca, na Praça do Presídio, com a presença de artistas como Lisandro Cuxi, Rubem Teixeira e Valdir 12 ano. A anteceder o mesmo certame, realizou-se o «Pre Game», uma atuação musical de rua.

A empresa Fogo Entertainment, responsável pela produção das atividades culturais, divulgou a lista de artistas e grupos confirmados para as cinco noites de baile/festival na emblemática Praça do Presídio, agora com um novo visual na sequência da sua requalificação profunda, que foi inaugurada no dia 20 de abril.

Conforme a organização, até o dia 1º de maio vão passar por aquele palco mais de duas dezenas de artistas e conjuntos. São os casos de Buguin Martins (natural dos Mosteiros), Kino Cabral, Suzana Lubrano, Ferro & Gaita, Garry, Loony Johnson, Dynamo, Grace Évora, Big Rasta, Tony Fika, CESF, Beto Dias, Tabanka Djaz e William Araújo. A longa lista inclui ainda Hélio Batalha, Assol Garcia, Philip Monteiro, Bulimundo, Bob Living, Boy Gama, MC Acondize, Bnine Pantera, Timas e Banda, Cordas do Sol e Anísio, Zé Delgado e Banda, Sandro Correia, Alcides e Vannir, Nilton Fernandes e o violinista Kinzim e Banda.

Do programa cultura da festa de Nhô SanFilipe 2023 consta também lançamentos de livros: “O Herói Vivo”, de José António Veiga de Pina, e “Baskudja Identidadi”, de Maria Crisálida Moreira Correia, e «Identidade», da autoria de Loureno Gomes de Pina, vencedor do Prémio Literário Dr. Teixeira de Sousa.

Far-se-á ainda o lançamento do edital do Prémio Literário Pedro Monteiro Cardoso, bem como aplicativo “São Filipe na Mon " e da edição da revista Iniciativa sobre a ilha do Fogo. O programa cultural inclui ainda espetáculos para crianças, desfile de motos, fogos de artifício, exposição de pintura, feira de produtos “made in Fogo” e excursões a vários pontos de interesse turístico do Fogo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project