ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Forte aposta para São Vicente: Albertino «Titota» Graça é candidato do PAICV à Câmara Municipal 19 Maio 2020

O PAICV já apostou num forte candidato à presidência da Câmara Municipal de São Vicente nas autárquicas deste ano. Segundo a cúpula do partido, trata-se do engenheiro Albertino Emanuel Lopes da Graça (Titota), que foi candidato às últimas eleições presidenciais, onde ficou em segundo lugar depois do actual chefe do Estado Jorge Carlos Fonseca, ao conseguir um total de 28.256 votos. Doutor em Ciências Económicas, Graça é uma figura conhecida e que tem tido uma forte intervenção social em São Vicente, principalmente como Reitor e sócio fundador da Universidade do Mindelo.

Forte aposta para São Vicente: Albertino «Titota» Graça é candidato do PAICV à Câmara Municipal

Está decidido a nível central e local. O maior partido da posição já tem o seu candidato à Câmara de São Vicente, que diz estar à altura da importância política que esta ilha representa no contexto nacional. Conforme uma fonte autorizada, trata-se do engenheiro Albertino Emanuel Lopes da Graça, um «menino de São Vicente» e quadro experimentado nas lides políticas.

« A escolha de Albertino Lopes da Graça para liderar a lista à Câmara de São Vicente é uma aposta forte do PAICV no próximo embate eleitoral deste ano. Com isso a liderança de Janira Hopffer Almada quer, em sintonia com a equipa regional, dar um sinal forte sobre a importância política que São Vicente representa no contexto nacional. Toda a máquina do PAICV, seus militantes e apoiantes estão convocados a se mobilizarem à volta desta causa maior, apoiando a candidatura de Albertino Graças à chefia da Câmara local nas autárquicas deste ano», deseja a fonte do Asemanaonline.

Conforme o seu currículo, Titota, como é popularmente conhecido, não é um novato nas lides políticas. Com o apoio do PAICV, foi candidato à Presidente da República nas eleições de 2016, tendo ficado em segundo lugar ao ter conseguido um total de 28.256 votos. Em 1991, foi mandatário, em São Nicolau, de Aristides Pereira, que foi o primeiro Presidente da República de Cabo Verde.

Mas as ações políticas de Albertino Emanuel Lopes da Graça não ficam por aí. Exerceu os cargos de diretor da campanha eleitoral para as Autárquicas em São Vicente do Doutor Onésimo Silveira (1993 - 1996), secretário-geral do Movimento “Espaço Democrático” (1992) e membro da Comissão Eleitoral em São Vicente (1995). Graças foi ainda, em 2004, promotor do movimento político independente Modernizar São Vicente e candidato à Câmara Municipal de São Vicente pelo mesmo Movimento, em que obteve 5,35% da votação geral, elegendo um deputado para a Assembleia Municipal. Isto além de ter sido vereador da Câmara Municipal de São Vicente eleito pela lista do PAICV (2004 –2012).

Percurso académico, empresarial e social

Albertino Emanuel Lopes da Graça tem um vasto percurso académico, empresarial e social. Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra (Portugal), em termos de graus científicos é Mestre em Gestão Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela Universidade Moderna de Lisboa (Portugal) e Doutor em Ciências Económicas pela Universidade de Oriente (Cuba).

Já exerceu várias funções de responsabilidades a nível de serviços públicos e privados. São os casos de coordenador do Gabinete de Construção de Portos (Cabo Verde e Guiné Conakry), diretor do Porto da Praia (1991-1992), assessor do Presidente do Conselho de Administração da ENAPOR (1993 - 2000), presidente do Instituto de Estudos Superiores Isidoro da Graça - IESIG (2002 –2010) e Reitor da Universidade do Mindelo (Desde 2010). Foi ainda membro do Conselho Científico da Revista Científica “Iberian Journal of Clinical & Forensic Neuroscience” (ISSN – 2182 - 0290), membro do Conselho Editorial da Revista GLOBO, membro do Conselho Editorial da Revista RUMUS, membro da Academia das Ciências e Humanidades de Cabo Verde e presidente eleito do CREPIES (Conselho de Reitores e Presidentes das Instituições de Ensino Superior) de Cabo Verde.

Já no tocante ao setor empresarial, Albertino Emanuel Lopes da Graça foi promotor e gestor da ENGIMAR, do IESIG, da Graça Empreendimentos S.A., da Fundação Isidoro da Graça, do Telecentro 24 Horas, da Agência de Câmbios 24 Horas, da GLOCAL, Agência de Viagens e Turismo, Lda e do Hotelito, Hospedagem e Restauração, Lda

Em ermos de linhas de investigação científica, tem desenvolvido alguns trabalhos como: Cabo Verde e o paradigma da integração regional; Um modelo de gestão para uma universidade empreendedora e competitiva: O caso da Universidade do Mindelo; A competitividade dos alunos licenciados do Instituto de Estudos Superiores Isidoro da Graça – IESIG

Albertino Emanuel Lopes da Graça tem publicado várias obras, nomeadamente as seguintes: Um modelo de gestão para uma universidade empreendedora e competitiva: O caso da Universidade do Mindelo; Jogo de Uril: Regras, Estratégias e Teorias; Ribeira Bote: O Bairro e o Clube; Introdução ao Empreendedorismo e à Inovação; Introdução à Investigação Científica; Primeiro Doutoramento Honoris Causa em Cabo Verde. Tem ainda para áreas de interesse para Pós-Doutoramento: Mar, Energias Renováveis e Empreendedorismo.

Desportista e distinção

Albertino Emanuel Lopes da Graça recebeu, como distinção honorífica, a Medalha de mérito da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) pelo trabalho realizado na internacionalização dos Cursos de Enfermagem na Universidade do Mindelo e na ESEL.

A nível do desporto, Titota destaca – se como vice-Presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (1991 – 1993), vice-campeão da Taça Amílcar Cabral (Dakar 1991), fundador, jogador e presidente do Sport Clube Ribeira Bote, jogador do Futebol Clube Derby, jogador e Treinador do Futebol Clube Ultramarina – São Nicolau e campeão de São Nicolau pelo Futebol Clube Ultramarina.

É com este «menino de São Vicente», um quadro de perfil multifacetado, que o PAICV quer concorrer à Câmara local nas autárquicas deste ano, confrontando o Edil Augusto Neves que se encontra há mais de 10 anos à frente do Município de Mindelo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project