Conforme informações recolhidas por este jornal junto do residente Eduardo em Cantinho, na Brava este tremor de terra ocorreu cinco vezes, sendo o primeiro registado por volta das 20 horas quando decorria o jogo de Sporting de Portugal. Os três outros foram sentidos de forma forte por volta das 21H10 -o último com menos aconteceu intensidade aconteceu depois das 22H30.
A mesma fonte descreveu que este fenómeno sísmico chegou forte na zona de Cantinho, onde residem mais de 35 pessoas. «Nunca vi coisa assim. As casas tremeram e lâmpadas ficaram a baixar e subir de intensidade. Três casas em Cantinho, incluindo onde eu estou, ficaram com fissuras até ao teto por causa dos tremores. Em pânico, todas as pessoas saíram à rua e estão a dormir em colchões lançadas ao solo na vizinhança».
Uma outra fonte, também reconfirmada pelo Eduardo, revelam que, em Cova Rodela um homem foi levado ao hospital na sequência do teto da sua casa que desabou em cima dele.
Já no Fogo, este tremor de terra foi sentido, segundo as fontes deste jornal, em quase toda a ilha, mais foi observado com maior intensidade na cidade de São Filipe, principalmente no Cutelo de Açúcar e Cobom. Neste último, há relato de um residente, segundo o qual teve que abandonar a cama, onde se encontrava deitado, por causa da forte sacudidela que a sua casa terá sofrido naquele momento.
Ao fecho desta edição não foi possível ouvir as principais entidades sobre este caso, mas o Asemanaonline apurou que a ambulância tem circulado na ilha Brava para em casos de emergência socorrer a população. Prometemos acompanhar esta matéria nas próximas edições deste jornal.
O coletivo deste jornal aproveita para apelar calma à populaão do Fogo e da Brava, aconselhando-a a seguir todas as instruções das austeridades competentes.
( Peça em atualização)