INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Foto do ano: Criança filipina ’pesca’ lixo nas águas contaminadas do porto 23 Dezembro 2019

"Pobreza, poluição e trabalho infantil são as três faces do nosso tempo", segundo justificou o Fundo das Nações Unidas para a Infância ao anunciar, na quinta-feira, 19, em Berlim, que selecionou como ’Foto do Ano’ a captação feita nas águas contaminadas do porto de Manila pelo fotógrafo freelancer Hartmut Schwarzbach.

Foto do ano: Criança filipina ’pesca’ lixo nas águas contaminadas do porto

A pobreza aumenta nos países do terceiro-mundo onde a riqueza produzida é distribuída de modo desigual. Além disso, a industrialização é feita à custa da sustentabilidade ambiental, como mostra a quantidade de lixo produzido.

A atual consciência ambientalista levou a reciclar parte do lixo produzido. Mas com isso surgiu o novo fenómeno que é o lixo passar a ser sustento de milhões de pessoas. Uma espécie de regresso a uma fase recolectora mas da era industrial. E nessa atividade há muitas crianças que perdem a sua infância, arriscam a saúde e a própria vida.

Pobreza, poluição e trabalho infantil são a tríade diabólica do milénio. Foi por isso que o Fundo das Nações Unidas para a Infância selecionou esta foto do fotógrafo alemão Hartmut Schwarzbach, que a publicou na revista Kontinente!, uma publicação semestral da Igreja Católica da Alemanha.

O fotógrafo explica que foi educado segundo princípios cristãos e por isso se emocionou ao ver a menina a catar lixo. A menina disse-lhe que tinha treze anos e que todos os dias ia até esse local à procura de lixo de plástico, que vende ao "homem que manda reciclar".

A embaixadora do Unicef Elke Büdenbender, esposa do presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, explica que a fotografia captou uma impressão de "proximidade com as crianças" que só poucos conseguem.

A foto "mostra a sua pobreza — mas também toda a sua força que as torna resistentes mesmo a viver em tão más condições".

"As crianças são o mais precioso da humanidade. Temos todos uma grande responsabilidade na sua vida atual e futura, devemos todos lutar pelos seus direitos", rematou a embaixadora do Unicef na Alemanha.

Águas contaminadas, saúde das crianças em risco

Um relatório do Unicef, consultável online, dá conta as "crianças filipinas para se sustentarem são obrigadas a recolher lixo nas águas contaminadas do porto de Manila", com graves riscos para a sua saúde e para a própria vida".

Banir o trabalho infantil na legislação não chega, porque estas crianças não têm outra solução, aponta o referido relatório.

Fontes: Referidas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project