ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fragata brasileira em exercícios com Guarda Costeira de Cabo Verde 06 Agosto 2022

A fragata “União”, da Marinha do Brasil, está a realizar exercícios militares com a Guarda Costeira de Cabo Verde na ilha de São Vicente, no âmbito da operação “Guinex-II”, divulgou hoje o Governo cabo-verdiano.

Fragata brasileira em exercícios com Guarda Costeira de Cabo Verde

Segundo a Lusa, a fragata brasileira, com uma guarnição total de 260 elementos, partiu da Base Naval do Rio de Janeiro em 18 de junho, para a operação de apoio ao combate à pirataria marítima no Golfo da Guiné e intercâmbio com as marinhas dos países da região da costa oeste africana, nomeadamente através de exercícios como os que estão a decorrer até sábado na ilha cabo-verdiana de São Vicente.

“Além de deixar e trocar conhecimentos com a Guarda Costeira nacional, a ‘União’ leva um pouco de Cabo Verde. As nossas portas e portos estarão sempre abertos para o Brasil e para o reforço nesta nossa longa relação de amizade e cooperação bilateral nos vários domínios, no mar e defesa em particular”, afirmou na quinta-feira o ministro do Mar cabo-verdiano, Abraão Vicente, depois de visitar o navio, atracado no porto do Mindelo.

Os exercícios com a Guarda Costeira de Cabo Verde envolvem primeiros socorros, busca e salvamento, combate a avarias e abordagens a embarcações suspeitas com o apoio de um helicóptero AS-350 (Esquilo), embarcado na fragata, em articulação com a Joint Rescue Center Coordination de Cabo Verde (JRCC-CV).

A operação “Guinex-II” decorre até 20 de agosto e visa também promover a interoperabilidade da Marinha do Brasil com as marinhas e guardas costeiras dos países da região e de outros países que colaboram com o mesmo objetivo e na mesma área, como Estados Unidos da América, Reino Unido, Espanha, França e Portugal.

Desde a sua chegada ao Golfo da Guiné, a fragata “União”, de 139 metros de comprimento e com mais de 40 anos ao serviço da Marinha do Brasil, já operou com as marinhas dos Camarões, da Costa do Marfim e da Nigéria, além da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe e agora de Cabo Verde, refere a fnte deste jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project