A filha de Sonia foi encontrada na comuna de Saint-Just de Chaussée, no mesmo departamento de Oise ao fim de quase dois meses de busca intensa. A mãe deixou todos os dias uma mensagem à filha, esteve ativa nas redes sociais, nos meios de comunicação social e, sobretudo, colou cartazes por todo o lado onde pôde chegar.
O tribunal de Oise abriu ontem um processo de "violação de menor de quinze anos por autor com uma diferença de idade de mais de cinco anos". O crime é passível de uma pena de prisão de 20 anos.
A menor foi encontrada com NL em Saint-Just de Chaussée a 73 km de Paris, ao fim de dois meses de fuga que incluiu um mês a pé pelo Caminho de Santiago, a peregrinação religiosa ao "sepulcro do apóstolo Tiago", no extremo ocidental europeu.
Planeada. A fuga com o indivíduo que a chamava de "a minha mulherzinha" foi, segundo confessou N ao Courrier picard, planeada "porque sabíamos que iam separar-nos". Nesse 24 de fevereiro foram de comboio até Tours, depois de desligar os telemóveis. NL deixou de usar o cartão bancário depois de ter esvaziado as suas contas, além de ter furtado dinheiro ao patrão, segundo o Courrier picard.
Só regressaram a Oise no sábado, 15. A 17 chegou a polícia ao parque de campismo de Saint-Just de Chaussée, instalado num terreno pertencente aos pais de NL.
Caminho de Santiago . Para ficarem juntos, segundo confessou N ao Courrier picard, decidiram acompanhar a famosa peregrinação a Santiago de Compostela ("São Tiago dos Campos Estelares" que há doze séculos é uma das três grandes cidades de peregrinação do cristianismo, junto com Jerusalém e Roma).
’Teve de chamar a comunicação social para a polícia fazer o seu trabalho’
É com o comentário acre deste entretítulo que a webesfera reage à notícia de que a menor está sã e salva em casa.
Esta crítica às autoridades departamentais, lembra o OiseHebdo não será justa: têm no seu registo, de janeiro a abil, 17 mil operações de socorro. Ainda há quem se recorde de que, há um ano, a prontidão dos bombeiros e serviços de emergência médica salvou uma jovem de 18 anos que se tinha perdido no bosque da região de Saint-Just de Chaussée. A moradora local de dezoito anos diabética teve tempo de discar o "18" antes de desmaiar.
No caso de N, a mãe desesperada — ao fim de sete semanas de buscas infrutíferas, com colagens de cartazes por todo o lado onde pôde ir — teve a atenção de que precisava junto da BFM-TV.
A estação de televisão viu o apelo de Sonia no Instagram, publicou uma matéria e … quatro dias depois, esta segunda-feira 17, Sonia tinha a filha menor de volta.
Fontes: Le Figaro/Courrier Picard/BFM-TV/OiseHebdo/... Fotos: Caminho de Santiago. N, menor. Sonia cola, distribui cartazes por todo o lado. O parque de campismo onde terminou a escapada, punível com uns 20 anos de cadeia para NL.