INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

França: Elisabeth Borne, de 61 anos, é a nova chefe de governo 17 Maio 2022

Como manda a tradição francesa, o primeiro-ministro Jean Castex apresentou esta segunda-feira a demissão ao presidente. Emmanuel Macron "minutos depois" anunciou que a ex-ministra da Transição Ecológica e Solidária, Elisabeth Borne, de 61 anos — antiga dirigente próxima do PS e desde 2016 militante do novel LREM, o partido de Macron —, é a nova chefe de governo.

França: Elisabeth Borne, de 61 anos, é  a nova chefe de governo

A tomada de posse fez-se à tarde na sede da primatura francesa, o palácio de Matignon. Pouco depois o palácio do Eliseu comunicou que Elisabeth Borne "é a escolha da competência ao serviço da França, de uma mulher de convicções, de ação e de realizações".

A nova première, a segunda primeira-ministra da quinta República — depois de Édith Cresson em 1991-93 no último septenato de François - anunciou ao receber a pasta que vai continuar o trabalho do seu antecessor: "Partilhamos os dois a mesma convicção de que as políticas públicas devem construir-se no diálogo entre eleitos, com os parceiros sociais e as [diversas] associações".

"Embora vindos de famílias políticas diferentes, nós estamos unidos para a coesão do nosso país", garantiu Borne a Castex no ato solene de transferência de poderes.

Fontes: Le Monde/France 24/... Foto: Elisabeth Borne tem "o perfil social, ecológico e do mundo laboral" que Emmanuel Macron tanto almejou.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project