NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

França: Escultura-memorial dos atentados de 2015-16, giga-buquê ‘kitsch’ oficializa ’morada’ no coração de Paris 09 Outubro 2019

“O buquê tem apenas onze flores. A 12ª simboliza a perda”, que enlutou as famílias, o país nos atentados de 2015 e 2016, disse o escultor Jeff Koons na inauguração, nos jardins do Museu das Belas-Artes de Paris, na sexta-feira, 4, do gigantesco Bouquet de Tulipes/“Buquê de Tulipas”, de doze metros de altura e 35 toneladas, em memória das vítimas.

França: Escultura-memorial dos atentados de 2015-16,  giga-buquê ‘kitsch’ oficializa ’morada’ no coração de Paris

Ao fim de três anos de polémica, a escultura encomendada pela embaixada americana em Paris a Jeff Koons foi inaugurada, nos jardins do ‘Petit Palais’ que sedia o Museu das Belas-Artes, perto dos Campos Elísios, por entre discursos da edil Anne Hidalgo e do artista.

A escultura gigante com um orçamento de três milhões e meio de euros (mais de 380 mil contos) foi encomendada pela então embaixadora dos EUA, Jane Hartley. Obra pronta, Jeff Koons anunciou a doação de oitenta por cento do valor a uma associação das vítimas dos atentados. Os demais vinte por cento destinam-se à manutenção da peça escultórica.

A inauguração acontece após muita polémica e oposição de individualidades e autoridades das artes, que se opuseram à instalação da obra tanto por motivos estéticos, de per se, quanto por motivos ideológicos. Em 21 de novembro de 2016, Jeff Koons, de 63 anos, divulgou a oferta e logo várias movimentações tentaram impedi-la. Artistas e estudiosos de artes, associações de "marchands" (comerciantes de artes), ativistas, personalidades da cultura posicionam-se contra a mão hiper-realista a segurar tulipas de várias cores.

Os contestatários apontaram tanto a localização “no mínimo surpreendente, senão oportunista e até cínica”, como a estética da escultura pelo seu “impacto visual” e “gigantismo”, que irá “perturbar a atual harmonia entre as colunas do Museu e a perspetiva sobre a Torre Eiffel”.

A presidente de câmara, Anne Hidalgo, foi muito criticada também pelos vastos encómios com que recebeu a inicialmente intitulada “Miss Liberty”, em fins de 2016. Em nome da cidade-luz, a Edil expressou a admiração pela “ideia original “ da “obra monumental” que “simboliza a generosidade e partilha” e é “testemunha da ligação indissociável entre a nossa capital e os Estados Unidos”.

As críticas consideraram “inadequada”, “inapropriada” e “desproporcional” a comparação entre “a Miss Liberty kitsch de Koons” e a “Estátua da Liberdade” que Paris ofereceu à América em 1875 para marcar o primeiro centenário da independência.

“A Liberdade Iluminando o Mundo”, este o nome oficial da escultura neoclássica colossal, de 93 metros, localizada na Liberty Island/ilha da Liberdade, no porto de Nova Iorque, tornou-se o maior símbolo dos Estados Unidos.

Presente indesejado de artista kitsch ‘protegido da grande finança’

“Este projeto é chocante”, lê-se em artigos de opinião publicados em vários órgãos de imprensa em janeiro de 2018 , em seguida à tribuna no Libération, assinada por vinte e três individualidades.

O realizador Olivier Assayas, o arquiteto Dominique Perrault, o colecionador Marin Karmitz e Frédéric Mitterrand, o ex-ministro da Cultura, entre outros, opõem-se à instalação da obra alegando, além de razões de ordem estética, o facto de que o artista ”se tornou o emblema da arte industrial, do espectacular e da especulação”, como provam “o seu atelier e galerias que são multinacionais do hiperluxo”.

Fontes: Le Figaro/Paris Match/outras referidas. Relacionado: França: Macron anuncia ‘Memorial das Vítimas do Terrorismo’, 20.09.2018; 12 m e 35 t. de tulipas em memória de vítimas – Escultura florida de Koons nos jardins do Museu das Belas-Artes de Paris, 1.10.019. Foto: A mão hiper-realista segura onze balões-tulipas do ramo a que falta a 12ª flor, símbolo das vidas perdidas nos atentados.
MLL

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project